24 DE MAIO DE 2024
Fechar [x]

Turismo rural: atrativos e encanto

Com pouco mais de dois mil habitantes, Santa Rosa de Lima se destaca atraindo visitantes para as propriedades rurais

12/04/2024 06:00|Por Redação

Com pouco mais de 2 mil habitantes, Santa Rosa de Lima é destaque pelo turismo rural e a agroecologia. A cidade de colonização alemã vive, em sua grande maioria, do que é produzido nas propriedades aos seus arredores. 

As paisagens rurais em meio à floresta nativa na Encostas da Serra Geral, o aspecto acolhedor de suas pousadas e a produção de alimentos orgânicos (sem utilização de agrotóxicos) são os principais atrativos. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a secretária de Juventude, Turismo e Cultura, Lucilene Assing, que também é proprietária da Pousada Doce Encanto, Santa Rosa de Lima é sede da associação Acolhida na Colônia, entidade pioneira no Brasil que reúne pequenas propriedades rurais adequadas para bem receber o turista. 

Muita natureza e a gastronomia colonial, além de um atendimento diferenciado, em que a família proprietária do local recebe seus visitantes de braços abertos, são encontradas nestes lugares.

“Nossa maior alegria é poder receber as pessoas bem, como se fossem da nossa família”, diz Lucilene. A secretária é exemplo de que a cidade vive do que faz. Ainda mais jovem foi estudar fora e, com diploma de agrônoma em mãos, voltou para o município, onde atua na pousada da família, incentivando a cultura e o desenvolvimento. 

Prato típico é servido aos visitantes

Tradicional pela comida alemã, o prato típico da cidade é o gemüse. À base de batatas, couve e defumados de porco, o prato é um dos mais servidos em qualquer pousada da cidade. 

Com produção agrícola bastante diversificada, Santa Rosa de Lima também é conhecida pela agroecologia. 

De acordo com a secretária de Juventude, Turismo e Cultura, Lucilene Assing, que também é proprietária da Pousada Doce Encanto, uma das tradições que os santarrosalimenses têm é servir o gemüse colocando também pratos com comida doce. “Um deles é o arroz doce. Por cima ainda polvilhamos bastante açúcar com canela. Temos esse costume de comer dessa maneira e incentivamos os visitantes a experimentarem”, explica.

Tradicional Gemüse Fest será em maio

A Gemüse Fest, realizada em Santa Rosa de Lima a cada dois anos, acontece nos dias 3 a 5 de maio. O evento reúne visitantes e moradores, entre eles, descendentes dos primeiros colonizadores alemães. É um encontro de gerações daqueles que vivem e viveram na Capital Catarinense da Agroecologia.

  • 1 / 1
Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR