Professor Mario Abel Bressan Júnior comemora o reconhecimento dos trabalhos
A dedicação ao ensino, à pesquisa e ao desenvolvimento humano acaba de render ao professor, palestrante e pesquisador Mario Abel Bressan Júnior, de Tubarão, um reconhecimento que fortalece ainda mais sua trajetória: a aprovação em três projetos de pós-doutorado, todos com foco na memória afetiva e sua relação com o comportamento humano, a neurociência e a comunicação.
“Em um cenário cada vez mais marcado por transformações emocionais, sociais e tecnológicas, compreender como as emoções moldam nossas decisões, vínculos e aprendizados tornou-se uma prioridade estratégica para empresas, escolas, marcas e instituições. O avanço da neurociência do comportamento e o crescimento da demanda por habilidades socioemocionais no ambiente de trabalho revelam que inteligência emocional, empatia e construção de vínculos são pilares não apenas humanos, mas também econômicos e institucionais”, diz.
Nesse contexto, os estudos conduzidos por Mario Bressan assumem papel essencial: eles investigam como a memória afetiva, ou seja, “as lembranças emocionais que nos marcam ao longo da vida podem ser utilizadas de forma intencional para gerar bem-estar, fortalecer lideranças, aprimorar estratégias de vendas, comunicação, atendimento ao público e gerar engajamento real com marcas e pessoas”, pondera.
Com sua aprovação em três seleções distintas de pós-doutorado, Mario reafirma o valor da ciência aplicada às relações humanas.
Eixo comum
Os três projetos aprovados partem de um eixo comum: investigar o papel da memória afetiva no desenvolvimento humano, na transformação de ambientes organizacionais e nas estratégias de comunicação contemporâneas. Embora com focos e públicos distintos, todos eles buscam compreender como as emoções e experiências marcantes moldam nossas decisões, relações e desempenho — e como esse conhecimento pode ser aplicado.