Sexta-feira, 05 de dezembro de 2025
Fechar [x]

Tubarão: da catástrofe ao estrelato nacional

Artigo

27/05/2025 06:00|Por Maurício da Silva | Professor e vereador

No momento em que comemora 155 anos, Tubarão comemora, também, o fato de ser destaque nacional em diversos setores. 

Dos tropeiros e navegadores que faziam escambo, passando pelos trilhos da Estrada de Ferro Donna Thereza Christina, pelas terras férteis e águas límpidas e muitas vezes turbulentas do rio, Tubarão, por meio dos seus filhos, nativos ou adotados, nasceu, cresceu, passou pelo mega trauma da enchente de 1974, se ressignificou e dá exemplos para o Brasil:

1) É a 5ª cidade mais eficiente do Brasil, segundo o REM- F (Ranking de Eficiência dos Municípios – Folha), publicado em setembro de 2024. Considera o atendimento das prefeituras nas áreas da educação, saúde e saneamento, tendo como determinante no cálculo da eficiência da gestão a receita per capita da cidade. Quanto mais serviços prestados com menos receita, maior a eficiência. 

2) É top 10 na geração de empregos na construção civil no Brasil, de acordo com o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgado em março de 2025. Com mais de 577 novas vagas no setor da construção civil, em janeiro deste ano, Tubarão ocupa a sétima colocação no ranking nacional.

3) Está entre os 10 municípios com menor população vulnerável do país. Tubarão está em oitavo lugar no ranking dos municípios com menor população vulnerável inscrita no CadÚnico, de acordo com publicação do Ministério da Cidadania, em fevereiro de 2024.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

4) É a 4ª cidade mais segura do Brasil entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, segundo o Atlas da Violência, publicado em junho de 2024. Era a 15ª em 2021, de acordo com o mesmo Atlas. Quatro homicídios foram registrados em 2022. Em 2011, chegou a 17. 

5) Tubarão está muito bem posicionada no ranking nacional da alfabetização, de acordo com o Censo 2022, divulgado recentemente pelo IBGE. 97,88% dos tubaronenses estão alfabetizados. A taxa nacional é 93% e a estadual é 97,3%. 

6) No Ideb 2021, Tubarão figurou no seleto grupo de apenas 15% dos municípios do Brasil que cresceram no ensino fundamental II e no seleto grupo dos apenas 26% que cresceram no ensino fundamental I. O Ideb de Tubarão é o real. Não o inflado artificialmente. 

O mais importante? Construiu as bases para despontar, ainda mais. 

       Parabéns, Tubarão!!!!!! 

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR