Acordo prevê novas leis para estimular inovação e investimentos
Com o objetivo de incentivar a inovação em todos os municípios do estado, o governo de Santa Catarina oficializou ontem a assinatura do Tratado da Inovação Catarinense. O documento foi assinado pelo governador Jorginho Mello, em cerimônia que reuniu prefeitos, vereadores, secretários municipais, empresários, reitores e lideranças de todas as regiões, em Florianópolis.
“Já temos 15 Centros de Inovação que ajudam a desenvolver o setor de tecnologia em todas as regiões do nosso Estado. E agora a nossa meta é fazer com que Santa Catarina seja o primeiro Estado do Brasil com 100% dos municípios tendo leis próprias para incentivarmos ainda mais a inovação nas nossas cidades”, afirmou o governador Jorginho Mello.
“Com o Tratado da Inovação Catarinense, unimos forças para transformar municípios por meio da inovação. Com uma legislação que facilita a criação de cidades inteligentes, abrimos caminho para novos investimentos e soluções que realmente impactam a vida das pessoas. No fim das contas, são essas iniciativas que tornam o dia a dia mais prático, com serviços públicos acessíveis de forma simples e eficiente”, evidenciou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett.
A presidente da Acafe, Luciane Bisognin Ceretta, destacou o papel das instituições comunitárias no processo de inovação regional. “Estamos diante de um movimento que conecta ciência, educação e desenvolvimento. As universidades comunitárias catarinenses são agentes fundamentais para levar esse ecossistema inovador aos territórios, contribuindo com conhecimento, pesquisa aplicada e soluções locais.
Compromisso
O tratado estabelece um alinhamento entre Estado e municípios para fortalecer o ecossistema de inovação e atrair investimentos. Com o documento, os municípios assumem o compromisso de encaminhar às suas câmaras de vereadores projetos de atualização das legislações locais, alinhando-se às diretrizes estaduais de fomento à inovação e ao desenvolvimento sustentável.