O amanhecer de ontem foi de temperatura baixa na região. Em Tubarão, por volta das 7h, os termômetros marcaram 4°C. E não foi somente a Cidade Azul que registrou queda nos termômetros.
Em Gravatal, Braço do Norte e Jaguaruna, a mínima na manhã gelada de terça-feira ficou em 6°C. Os dados são da Epagri/Ciram. A diminuição das temperaturas, segundo o órgão, se deve ao avanço de uma massa de ar frio e seco de origem polar no Sul do Brasil. “A partir desta quarta (hoje), as temperaturas voltam a subir gradualmente, mas ainda faz frio nas primeiras horas da manhã”, prevê o meteorologista da Defesa Civil, Caio Guerra.
Além da baixa temperatura, a Defesa Civil alerta para as ondas, que podem chegar a até três metros de altura. Na quinta-feira, o frio começa a diminuir e à tarde deve ser de elevação nos termômetros.
Pelo Estado, o frio também foi constante. Em várias cidades da Serra houve a presença de geada e mínima negativa. Apesar do frio intenso, o recorde de temperatura negativa registrada em 2021 não foi batido até as 8h. A temperatura mais baixa aconteceu no dia 28 de abril, quando os termômetros marcaram -5,4°C em Urupema.
Paisagens congeladas
Na Serra, em São Joaquim, a paisagem ficou coberta pela geada e a mínima atingiu -2,3ºC. Além de Santa Catarina, cidades do Paraná e Rio Grande do Sul também amanheceram com temperaturas baixas ontem. Em Curitiba, houve geada e a temperatura ficou abaixo de 5ºC. Já na Serra gaúcha, os campos amanheceram com a formação de geada e mínima chegou a 3,5ºC.