16 DE JULHO DE 2024
Fechar [x]

Só 15% das candidatas são eleitas, aponta estudo

Seminário na Alesc hoje discute apoio para concorrentes femininas na eleição

11/07/2024 06:00|Por Redação

Com o objetivo de fortalecer as candidaturas femininas e aumentar a participação das mulheres na política, promovendo a atuação suprapartidária e a criação de redes colaborativas em Santa Catarina, a Escola do Legislativo da Alesc, em parceria com o TRE, promove o Seminário “Quero você eleita”. O evento é hoje, das 8h30 às 17h30, no Plenarinho da Alesc.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A desigualdade de gênero na política, porém, não ocorre apenas no Brasil, onde mais da metade da população e do eleitorado são mulheres. 

Inclusão  

“A inclusão de mais mulheres é uma questão não só de justiça, mas de interesse público. A sub-representação feminina afeta negativamente o desenvolvimento e avanço da sociedade”, pondera a diretora da Escola da Alesc, Marlene Fengler, ao observar que o seminário também tratará de vários aspectos técnicos de quem tem interesse em participar das eleições de outubro.

A participação de mulheres no Congresso brasileiro é menor do que 20%, de acordo com relatório anual da União Inter-Parlamentar (UIP) publicado em 2022, considerando o índice de representatividade na Câmara de Deputados de 17,7%, e de apenas 16% no Senado. 

Ainda segundo a entidade demonstra nos dados, em todo o mundo apenas 26,5% das cadeiras parlamentares são ocupadas por mulheres.

No Brasil

No ritmo atual, a UIP calcula que as mulheres levarão 80 anos para atingir a paridade nos parlamentos em nível mundial. Estatísticas divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que, entre 2016 e 2022, o Brasil teve 52% do eleitorado constituído por mulheres, 33% de candidaturas femininas e, em média, somente 15% de eleitas.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR