Sexta-feira, 05 de dezembro de 2025
Fechar [x]

Show de despedida com emoção e solidariedade

Implosivo Blues fez o último show e renda beneficiará menina com câncer

10/04/2025 06:00|Atualizada em 14/04/2025 01:39|Por Micheline Zim

Um evento que reuniu, em um só lugar, todos os mais fortes sentimentos. Alegria, tristeza, saudade, amizade, solidariedade e muita emoção marcaram o fim da trajetória de uma banda tubaronense que perdurou por mais de quatro décadas. A Implosivo Blues fez seu último show no final de semana reunindo centenas de pessoas, aliás, centenas de amigos. A despedida teve o tom de homenagem, pela perda de um dos integrantes e fundadores, Ernesto Mendel Filho, que faleceu no ano passado.

Mas como se não bastasse toda a emoção da despedida e homenagem ao amigo que partiu, Marcelo Martins, que fundou a banda junto com Ernesto, resolveu unir todos em prol de mais uma causa nobre: a renda obtida na venda das camisetas/ingresso foi toda revertida para ajudar no tratamento da pequena Manuella de Borba Camargo, de nove anos, que luta contra um câncer agressivo. 

De acordo com o Marcelo, a ideia de fazer o show de despedida da Implosivo Blues surgiu logo após o falecimento de Ernesto – vítima de câncer –, em dezembro do ano passado. Ao se reunir com os outros integrantes da banda e mais alguns amigos, o evento começou a ser formulado e surgiu a ideia de reverter a renda a alguma criança que também fosse portadora da doença.

“A escolha foi aleatória a princípio, não conhecíamos a Manu nem a família dela. Fomos em busca de informações e a encontramos. Mas como nada é por acaso e para tudo há uma conexão, descobrimos no show de despedida, que também era a data do aniversário do Ernesto, que a Manu faria aniversário no dia seguinte, 6 de abril”, revela.


Emoção   

Para a mãe de Manuella, Vanessa Pinheiro Borba, a iniciativa foi uma surpresa maravilhosa. “Quando nos ligaram para saber se queríamos, fiquei até sem saber o que responder. Estávamos em Porto Alegre porque a Manu tinha feito um transplante de medula autólogo (é um procedimento que utiliza as próprias células do paciente para recuperar a medula óssea) e teve algumas intercorrências. A cabeça estava a mil. Mas quando voltamos para Tubarão e conhecemos esse pessoal foi muito emocionante. Não esperávamos mesmo essa ajuda. Foi uma bênção especial”, revela.

“Fomos assistir uma parte do show e foi tudo lindo, emocionante mesmo”, completa.

Marcelo Martins, fundador do grupo, disse que a emoção do show de despedida da banda foi intensificada pela sensação de poder ajudar uma criança tão especial. “Fez tudo valer ainda mais a pena”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diagnóstico severo

Manuella foi diagnosticada com a doença, o neuroblastoma grau 4, um tumor de alto risco na glândula suprarrenal, em julho do ano passado. Ela precisou também retirar um rim. Os pais da menina, que trabalham fazendo salgadinhos por encomenda, precisaram parar tudo para iniciar o tratamento. Ela já fez várias sessões de quimioterapia e agora iniciará a radioterapia. Depois, ainda irá para sessões de imunoterapia. Todos os procedimentos são realizados em Criciúma. Quem quiser ajudar nos custos da família, pode realizar um pix em nome de Vanessa. A chave é o celular 4899944-9164.

Músicos unidos em homenagem a Ernesto Mendel

Para o show de despedida da Implosivo Blues, realizado na cervejaria Troia, em Tubarão, músicos amigos de uma vida inteira subiram ao palco para a última apresentação da banda. De acordo com um dos integrantes, Ricieri  Stapazolli, “pela primeira vez na história a Implosivo se apresentaria sem o seu líder, vocalista e letrista. Por 40 anos a banda foi liderada pelo vocalista e letrista Ernesto Mendel e Marcelo Martins, baixista e co-fundador”, conta.

“Pra substituir um gigante, chamamos vários outros gigantes, na força e companheirismo, amor ao próximo e musicalidade. Teto Fernandes, Gil Medeiros, Marcelo Piolho, Yuri Martins, Alessandro “Plano” Limas, Elvis Bardini, Humberto Scarduelli, Luciano Zeferino, Renato Monteiro, Claudinho Búrigo, Jadson Lengmann e Seu Maneca foram os guerreiros incumbidos e cumpriram a missão com maestria”, conclui.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR