Estado cresceu acima da média nacional em comércio, indústria e serviços
O volume de vendas do comércio varejista de Santa Catarina acumula alta de 7% entre janeiro e maio na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados, divulgados pelo IBGE, mostram que o desempenho catarinense está bem acima da média nacional, que ficou em elevação de 2,2% na mesma relação.
Além de superar a média nacional, o percentual de 7% de crescimento das vendas do comércio coloca Santa Catarina com o segundo melhor resultado do país. O estado só fica atrás do Amapá, que acumula alta de 9%.
Assim como as vendas do comércio, os setores econômicos da indústria e dos serviços de Santa Catarina também seguem crescendo acima da média nacional, conforme apontam pesquisas do IBGE. O bom desempenho segue em linha com o momento positivo da economia catarinense, que avança como destaque entre todos os estados brasileiros e garante índices positivos de geração de emprego e renda.
Enquanto a média industrial brasileira ficou em 1,8% entre janeiro e maio, o crescimento catarinense foi bem superior, de 4,8% no mesmo período. Já no setor de serviços, o Brasil avançou 2,5% nos primeiros cinco meses de 2025, enquanto Santa Catarina registra elevação de 5%.
O percentual de 4,8% entre janeiro e maio coloca Santa Catarina na terceira posição do ranking nacional. O estado só fica atrás do Pará, com 9,6%, e do Paraná, com 5,7%.
Serviços
Entre janeiro e maio de 2025, o setor de serviços de Santa Catarina acumulou elevação de 5%. O percentual é o dobro da média nacional, de 2,5%, e o sexto maior do ranking nacional. Os dados divulgados pelo IBGE apontam que o crescimento catarinense está associado ao avanço do consumo das famílias.