Etapa macrorregional aconteceu esta semana e reuniu pessoas de 31 cidades
Tubarão recebeu esta semana a Conferência Macrorregional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora em Santa Catarina. No encontro, foram definidas as propostas relacionadas ao tema como Direito Humano. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Conselho Estadual de Saúde (CES), contou com a presença de 150 participantes, entre delegados e convidados, de 31 municípios.
“As conferências de saúde são espaços de avaliação da situação de saúde e a formulação de diretrizes para as políticas públicas em todo o país”, explica o superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Fábio Gaudenzi.
“É um momento em que se reúnem sociedades, sindicatos, gestores, profissionais de saúde, prestadores, usuários, dentro da lógica do SUS, para debater assuntos de extrema importância para o desenvolvimento e implementação das políticas públicas”, completa.
Os encontros macrorregionais fazem parte das etapas de preparação para o encontro estadual, que será realizado entre os dias 24 e 26 de junho, em Florianópolis. As discussões e propostas elaboradas pelos delegados em cada região serão levadas para o nível estadual para avaliação. As escolhidas serão defendidas no encontro nacional, em Brasília.
Público-alvo
“O alvo são todas essas pessoas, trabalhador CLT, servidor público, autônomo e até mesmo informal. Cabe ao estado proteger o direito deles, a dignidade e a saúde, além de garantir constitucionalmente a redução dos riscos inerentes ao trabalho”, define.
“Então, com toda essa discussão, serão definidas excelentes propostas para implementar a política nacional de saúde dos trabalhadores da própria saúde e assim proporcionar um atendimento mais adequado e digno aos usuários do SUS”, complementa Fábio Gaudenzi.