A iniciativa que visa promover o ensino de valores e sentimentos desde a infância
O município de São Martinho deu início ao projeto “Escola das Emoções”, uma iniciativa que visa promover o ensino de valores e sentimentos desde a infância, fortalecendo a formação integral das crianças.
Idealizado pelo médico Michel Miguel Júnior, o projeto propõe uma transformação na forma como a educação é vivenciada, indo além do ensino tradicional para incluir aspectos emocionais e éticos fundamentais para a convivência social.
A proposta do “Escola das Emoções” é ensinar sobre amor, amizade, lealdade, empatia, respeito, ética, coragem e diversidade, incentivando a escuta ativa, o acolhimento e o desenvolvimento da inteligência emocional desde os primeiros anos de vida escolar.
Ele será realizado em quatro escolas, duas municipais e duas estaduais. As atividades incluem dinâmicas em grupo, reflexões, rodas de conversa e o uso de uma metodologia interdisciplinar que envolve psicologia, neurociência, filosofia e educação.
Segundo a secretária de Educação e Esportes, Raquel Feller, este é um passo importante para o fortalecimento das relações humanas dentro do ambiente escolar. “Quando as crianças aprendem a lidar com seus sentimentos, elas se tornam mais seguras, empáticas e preparadas para viver em sociedade”.