Sexta-feira, 05 de dezembro de 2025
Fechar [x]

Santa Catarina tem o terceiro melhor saldo do país

Junto com São Paulo e Minas Gerais, os três estados totalizaram um saldo de 62.874 empregos formais

05/05/2025 06:00|Por Redação

Santa Catarina teve o terceiro melhor saldo de empregos do país em março, com 9.841 novas vagas, conforme dados do Caged. Junto com São Paulo e Minas Gerais, os três estados totalizaram um saldo de 62.874 empregos formais, o que corresponde a 88% do saldo Brasil, que foi de 71.576. Além disso, os resultados acumulados no primeiro trimestre de 2025 em Santa Catarina registraram 63,5 mil novos empregos, o terceiro maior patamar de saldo na série histórica.

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, reforçou o compromisso do Estado com o desenvolvimento econômico e a geração de empregos. “Temos esses números que mantêm Santa Catarina como referência nacional graças ao talento e à dedicação do nosso povo, o catarinense gosta de trabalhar. Resultado também dos esforços do Estado para termos um ambiente seguro para os negócios e com apoio aos empreendedores catarinenses”, ressaltou.

O secretário de Estado do Planejamento, Edgard Usuy, ressalta a empregabilidade no setor da indústria de transformação catarinense. “Nesse segmento, a cada quatro vagas criadas no Brasil, uma é em solo catarinense. 26,08% dos novos empregos da indústria nacional foi no nosso Estado”, afirmou Usuy. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O secretário se refere ao saldo de 3.328 novos postos de trabalho na indústria de transformação, diante de um saldo total brasileiro de 12.025 novas vagas criadas. Ele ressalta, ainda, que os melhores resultados dentro desse segmento foram da fabricação de produtos alimentícios e da fabricação de máquinas e equipamentos.

O setor de serviços apresentou outro resultado memorável no grande grupamento de atividades, com a abertura de 5.165 novas vagas formais. No setor, os melhores saldos ocorreram no segmento da informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas. Também se destacaram os resultados da administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais.

No Sul   

Ainda de acordo com os dados divulgados, Santa Catarina liderou o saldo de empregos no Sul do país. O Estado teve o saldo de 9.841 novas vagas de emprego, enquanto o Rio Grande do Sul teve 8.960, e o Paraná, 5.752.

Resultado no Brasil

O Brasil encerrou março com saldo positivo de 71.576 empregos com carteira assinada. Em março do ano passado, o saldo positivo foi de 244.315 empregos. Segundo o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, a diferença pode ser explicada pelo fato de o Carnaval deste ano ter caído em março, em vez de ser em fevereiro, como normalmente ocorre.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR