Tubaronense Renata Dal-Bó assumirá o comando de associação a partir de domingo
A jornalista, escritora e colunista do DS, Renata Dal-Bó, de Tubarão, assume neste domingo a presidência nacional da Ajeb (Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil), para o biênio 2023/2025. A cerimônia de posse será realizada na Casa José Boiteux, sede da Academia Catarinense de Letras, em Florianópolis.
Fundada no Paraná em 1970, pela jornalista e escritora Hellê Vellozo Fernandes, a Ajeb conta hoje com coordenadorias em 19 estados, com cerca de 500 associadas.
Em dezembro de 2018, Renata fundou a Ajeb-SC, junto com outras 20 jornalistas e escritoras. Hoje a instituição já conta com mais de 100 associadas.
“Sempre tive o sonho em participar de um movimento feminino, que desse voz à mulher, que as tirasse da invisibilidade e lhes restituísse seu merecido lugar na história. Este sonho começou a se realizar quando tomei posse como presidente-coordenadora da Ajeb de Santa Catarina. Naquele momento, vi que não estava sozinha, que havia muitas mulheres que, assim como eu, acreditam no poder transformador da palavra e, por meio de seus escritos, lutam por um mundo mais humano, equânime e, por que não dizer, poético”, afirma.
Conforme a escritora, a autenticação da literatura de autoria feminina no Brasil é um processo de contínua construção. “Por isso, esperamos que esta nova diretoria possa continuar a contribuir não somente para o resgate das memórias coletivas e afetivas das escritoras e jornalistas pioneiras da Ajeb, como também para a construção de novos ideais”.