Sábado, 27 de dezembro de 2025
Fechar [x]

Região vive o momento mais crítico da pandemia

Apesar da situação nos hospitais e do lockdown no fim de semana, praias permaneceram movimentadas

15/03/2021 06:00

Talvez você não  lembre exatamente o que estava fazendo nesse mesmo dia há um ano. Mas você sabe que não estava usando máscara diariamente, fazendo o uso constante de álcool em gel e tendo que se manter afastado dos amigos, familiares e colegas de trabalho por conta de uma pandemia.


Há exatamente um ano, a Amurel registrou o primeiro caso confirmado de covid-19 e, desde então, muita coisa mudou.


Naquele 15 de março de 2020, o Hospital Santa Teresinha, em Braço do Norte, confirmava o primeiro paciente com a doença na região. O prefeito Beto Kuerten Marcelino explica que desde aquela data, com o aumento do número de casos e o registro de mortes, o município realiza ações para amenizar os efeitos da covid-19.  


“Foram várias ações ao longo deste ano, como a disponibilização do protocolo medicamentoso aos interessados, a realização de campanhas reiteradas de proteção e prevenção, a testagem em massa, a disponibilização de pias nas praças e totens com álcool em gel, a abertura do Centro de Triagem e, a longo prazo, a disponibilização de R$ 2 milhões para auxiliar na construção da estrutura que abrigará os leitos de UTI do Hospital Santa Teresinha”, explica Beto.


Tubarão, cidade com maior número de habitantes da Amurel, tem hoje o maior registro de casos confirmados (17.168) e de mortes (241) por coronavírus. “Nesse um ano, fizemos muitos investimentos na área da saúde. Ampliamos serviços, compramos medicamentos, já testamos quase 60% da população. Fizemos a nossa parte como setor público, melhorando estruturas, estruturando a atenção básica, os hospitais têm aumentado leitos de UTI, mas é uma pandemia complicada. E a chegada de uma nova variante piora esse cenário”, ressalta o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Daisson Trevisol.


Para os próximos meses, os municípios devem manter os investimentos na área e, assim como a população, aguardam a chegada de mais doses das vacinas contra a covid-19. “Assinamos o protocolo de intenção de compra de 40 mil doses da Sputnik, por meio de um consórcio com a Fecam, e estamos estudando a possibilidade de auxiliar na ampliação de leitos clínicos e semi-intensivos do Hospital Santa Teresinha”, explica Beto.


Já a prefeitura de Tubarão se inscreveu em dois consórcios para possível compra de 130 mil doses de vacina contra a covid-19. “O nosso pensamento é de sempre investir mais na saúde. O problema é que o próprio setor tem outros custos que precisam ser mantidos”, relata Daisson.

 

Em busca da vacina

Com o aumento do número de casos positivos e de óbitos pela doença, as lideranças políticas da região não hesitam em apontar que o atual momento é o mais complicado desde o início da pandemia de coronavírus.


“Infelizmente, estamos vivendo o pior momento da pandemia. As administrações municipais estão fazendo o possível para que haja equilíbrio entre a preservação das vidas e a economia, mas, para isso, é necessária a colaboração da população, evitando aglomerações, usando máscara sempre e higienizando as mãos. O combate depende de todos nós”, afirma o prefeito de Braço do Norte, Beto Kuerten.


“Imaginávamos que teríamos passado pelo pior da pandemia, mas infelizmente estamos no pior momento”, afirma Daisson Trevisol, diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde de Tubarão.

Para Daisson, somente quando o número de pessoas vacinadas contra a doença aumentar será possível vislumbrar um futuro mais próximo daquele que vivemos antes da covid-19. “Infelizmente, enquanto não tivermos 60% da população vacinada, iremos viver momentos de pico e aumento na transmissibilidade, internações e mortes. Além disso, independentemente da ampliação de leitos e serviços, se a população não fizer a sua parte, não vamos vencer essa situação. Acredito que vamos mais um ano pela frente até que boa parte da população seja vacinada”, aponta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Guilherme Corrêa

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR