A primeira das duas rampas náuticas sob a passarela Ângelo Antônio Zaboti começa a ganhar forma e chama a atenção de quem passa por esse trecho do rio Tubarão. O espaço para chegada e saída de embarcações na margem direita está concretado e nos próximos dias será pavimentada a descida de acesso ao local e serão realizados trabalhos de paisagismo.
A construção das rampas náuticas nas duas margens é uma obra da Tubarão Saneamento como ação compensatória acertada junto à Agência Reguladora de Saneamento de Tubarão (AGR), por conta da implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto. No total, serão investidos cerca de R$ 550 mil, nas duas margens do rio.
A rampa da margem direita tem 15m de largura por 25m de comprimento. O espaço será utilizado para a prática de esportes náuticos da população e ações do Corpo de Bombeiros Militares e da Defesa Civil. Na primeira quinzena deste mês, a empreiteira responsável pelas obras concretará o acesso à rampa, vai implantar as canaletas de drenagem e providenciar o paisagismo.
O planejamento da construtora é concluir integralmente a rampa da margem direita para depois iniciar as obras na margem esquerda. Na parte ao lado da Unisul, como a margem do rio tem uma área de terra aproveitável menor, então a rampa terá 15 metros de largura com 15 metros de comprimento.
A implantação das rampas náuticas representa o início de uma nova fase de convivência entre a população e o rio Tubarão, que hoje deixa de receber dois milhões de litros diários de esgoto graças aos 23% de tratamento de esgoto.
Para valorizar o cartão-postal da cidade
“A cidade virou as costas para o rio nas últimas décadas. O lançamento de esgoto in natura era intenso e não havia um local que as pessoas pudessem contemplar a beleza do rio Tubarão, que é o nosso maior cartão-postal. Isso começou a mudar com o início do tratamento de esgoto e a conclusão da passarela de concreto, que fez as pessoas contemplarem a sua beleza através de um espaço mais seguro. Quando as rampas ficarem prontas será o início de um novo ciclo, pois as atividades náuticas, que já têm muito adeptos, irão se popularizar e ser uma referência para toda a região”, destaca o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli.