Em Orleans a queda de um raio atingiu uma árvore em uma propriedade rural
Na madrugada de ontem, raios e ventania assustaram os moradores do Sul. Conforme a Defesa Civil de Santa Catarina, a condição foi provocada pela frente fria que atuou em Santa Catarina, baixando as temperaturas e trazendo chuva para todo o estado.
Algumas áreas ficaram sujeitas a risco para temporais e alagamentos. Em Orleans, por exemplo, a queda de um raio atingiu uma árvore, em uma propriedade rural, e acabou atingindo também um vaca, que teria morrido em virtude da descarga elétrica.
No Oeste, um vendaval foi registrado no município de Zortéa e atingiu pelo menos 70 casas. Apesar do susto, não houve feridos e nem desalojados, conforma informações da Defesa Civil Municipal.
Mudança
A frente fria que atingiu Santa Catarina nos últimos dias começa a se afastar hoje.
Porém a instabilidade ainda deve marcar o dia com grande quantidade de nuvens e chuvas fracas. As temperaturas seguem baixas. Há condições de geadas nos pontos mais altos da Serra catarinense.
O mar fica agitado em toda a costa de Santa Catarina, com ondas podendo chegar a 3 metros em alto-mar.
Amanhã, o estado amanhece com predomínio de sol, embora algumas áreas possam ter aumento de nebulosidade e chuvas fracas devido à circulação marítima.
Durante a tarde, as temperaturas se elevam gradativamente, alcançando até 27°C em algumas áreas.
Na região, o sábado e domingo deverão ter tempo firme com temperaturas subindo, especialmente no Litoral Sul, onde podem atingir os 30°C, segundo a Defesa Civil.
Para domingo, dia das eleições municipais, o sol aparece e predomina. Do Planalto ao Litoral, pancadas de chuva bem isolada podem surgir, com trovoadas a partir da tarde, devido ao deslocamento de uma frente fria de fraca intensidade.
A temperatura vai seguir elevada, com máximas de 24°C a 33°C, diminuindo no fim do dia com a entrada de vento sul.