Projeto promove uma série de ações para melhorar as condições dos internos
O projeto “Elo: Envelhecer com Oportunidade” tem o propósito de promover o bem-estar físico, mental e social dos 24 residentes do Abrigo dos Velhinhos, de Tubarão. A iniciativa marca um novo capítulo na forma de cuidar e conviver com a pessoa idosa, oferecendo ações que valorizam a autonomia, a convivência e o envelhecimento ativo.
“O projeto vai oferecer atividades diversas como oficinas de estimulação cognitiva, rodas de conversa para socialização e atividades físicas adaptadas para fortalecer a mobilidade e prevenir quedas”, destaca a presidente do Abrigo, Karla Hamada.
Além das oficinas e rodas de conversa, o projeto inclui atendimentos individualizados, com a colaboração de um time especializado, formado por assistente social, gerontólogo, fisioterapeuta e educador físico, “diferentes profissionais trabalhando juntos para proporcionar o melhor atendimento, de acordo com as necessidades específicas de cada um, garantindo um cuidado ainda mais próximo e humanizado”, observa a presidente.
A execução do projeto pelo Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) só é possível graças ao apoio de empresários e pessoas físicas, que destinaram parte do seu Imposto de Renda ao Fundo, viabilizando um investimento de R$ 85.027,73 para quatro meses de atividades, pontua Karla.
Recursos
“O projeto Elo: Envelhecer com Oportunidade faz parte do esforço da prefeitura de Tubarão para ampliar o atendimento à população idosa e foi anunciado em 24 de setembro pelo prefeito Estêner Soratto. Agora, é preciso captar o recurso, que permitirá a realização das ações e o acompanhamento contínuo dos idosos, com foco em resultados concretos para eles, suas famílias e os profissionais envolvidos”, acrescenta.