19 DE MAIO DE 2024
Fechar [x]

Projeto ensina percussão para crianças

Estudantes de duas escolas participaram de aulas da ação “Percussão Catarina: Oficinas de Ritmos Afro-Brasileiros”

07/05/2024 06:00|Por Redação

Estudantes da escola Professora Justina da Conceição, de Imbituba, e da escola Maria Corrêa Saad, de Garopaba, tiveram a oportunidade de participar de uma atividade diferente. 

As duas escolas receberam o projeto “Percussão Catarina: Oficinas de Ritmos Afro-Brasileiros”, do músico e educador musical Luciano Candemil.  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante a prática, Luciano e os músicos assistentes William Camargo e Cleyton Medeiros trabalharam com ritmos da chamada bateria de batucada. Entre eles, estão o ijexá, o samba-reggae e os diversos ritmos do axé, importantes elementos da música baiana e parte fundamental da cultura musical brasileira.

Para o músico, as oficinas são importantes ferramentas de desenvolvimento para os estudantes no ambiente escolar. Nas aulas, os alunos participaram da ação e puderam compreender um pouco mais sobre a cultura afro. 

Cultura  

O músico está circulando por várias regiões do estado, compartilhando conhecimentos do universo da percussão.

O projeto Percussão Catarina é uma realização da Cand Music Produções Artísticas, por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), governo do Estado de Santa Catarina, tendo como incentivadora a Celesc. 

Cultura africana

A proposta do projeto é levar às pessoas, envolvidas ou não com a música, um panorama prático e teórico de ritmos diversos, com destaque especial para os tipos de samba e para a musicalidade dos blocos afro (Olodum, Ilê Aiyê e Timbalada). O trabalho dialoga com as várias heranças rítmicas da diáspora africana espalhadas pelo Brasil e pelo mundo, e que também integram o cenário cultural catarinense.

As atividades são realizadas no Sul, Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, e devem atender diretamente cerca de 600 pessoas até o final do projeto. A participação nas oficinas é totalmente gratuita, sem a necessidade de conhecimento prévio dos ritmos ou dos instrumentos de percussão. Qualquer pessoa com idade a partir dos 12 anos pode participar. Cada oficina tem duração de quatro horas.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR