Sexta-feira, 05 de dezembro de 2025
Fechar [x]

Projeto de dragagem tem prazo de conclusão até 2026

Estudos sobre canal de acesso ao Porto de Laguna devem iniciar em setembro

01/08/2025 06:00|Atualizada em 03/08/2025 15:03|Por Redação

Deve levar pelo menos mais um ano a entrega do projeto para reestruturação do canal de acesso ao Porto de Laguna, incluindo levantamentos hidrográficos, batimetria, projeto de dragagem e projeto de derrocagem. Só após a entrega do estudo é que será definido se as obras serão viáveis ou não. 

De acordo com o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, a licitação para a realização dos projetos foi realizada e agora está na fase de contratação e homologação da empresa. “A assinatura da ordem de serviço para a confecção do projeto deve acontecer até setembro. Como o prazo para conclusão é de até 450 dias, a expectativa é de que até setembro do ano que vem possamos ter o projeto em mãos para, então, definirmos os próximos passos”, explica.

O investimento de R$ 5 milhões para esta primeira etapa será feito com recursos da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), por indicação parlamentar da bancada do sul.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Os projetos são fundamentais para determinar a possibilidade ou não de futuras obras no local. Somente com estes estudos saberemos o que efetivamente será necessário fazer e quanto as obras irão custar”, pontua Beto.

Estudo   

Os trabalhos incluem elaboração de levantamentos hidrográficos, prospecção de estruturas, projeto básico de dragagem, projeto básico de derrocagem e de remodelagem dos molhes no acesso ao Porto de Laguna. Já o outro edital compreende a atualização e adequação de levantamentos hidrográficos e projeto executivo de dragagem do canal de navegação ao Porto de Laguna.

“Estamos cientes de que esta é uma reivindicação antiga e trabalhos precisam ser realizados no local, mas para sabermos realmente o que será necessário, sua viabilidade e também o custo-benefício de uma obra do porte que é almejado, precisamos primeiro ter os projetos em mãos”, acentua o secretário. 

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR