Quinta-feira, 10 de setembro de 2026
Fechar [x]

Professores irão para Madri

O congresso internacional de desenvolvimento e inovação, acontece em junho deste ano

26/02/2024 06:00|Atualizada em 01/03/2024 15:35|Por Redação

Os professores Cleber Corrêa e Daiane de Souza, do Colégio Dehon, de Tubarão, foram aprovados para apresentar estudos sobre tecnologias da educação em Madri, em um congresso internacional de desenvolvimento e inovação, que acontece em junho deste ano. 

Os estudos integram os projetos de doutorado dos professores relacionados a práticas pedagógicas. O artigo científico desenvolvido pela professora Daiane de Souza está alicerçado na realização de um júri simulado. A didática é iniciada com a apresentação de um boneco, que representa a vítima de um crime. A partir desta experiência os jovens, nas disciplinas de língua portuguesa e redação, são estimulados a desenvolverem e buscarem soluções inovadoras e criativas de forma colaborativa e coletiva. 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O texto assinado pelo professor Cleber Corrêa trata do projeto Cientista em Ação, desenvolvido em sala de aula com as turmas do 2º ano do ensino médio. Aqui, os estudantes são desafiados a apresentarem soluções a problemas reais ligados ao empreendedorismo e à gestão de negócios, aplicando inovação e criatividade. No final do ciclo, os trabalhos dos estudantes são avaliados por uma comissão julgadora externa, com profissionais de publicidade, da área de TI e empresários da região.

Conforme o diretor do Colégio Dehon, José Antônio Matiolla, “estas técnicas aplicadas nos processos de ensino-aprendizagem estão entre as mais modernas no mundo”. Matiolla lembra ainda que esta é a segunda avaliação internacional positiva relacionada aos trabalhos do Dehon nos últimos seis meses.

No fim de agosto de 2023, o colégio conquistou dois prêmios internacionais do Google. Um dos destaques é o Prêmio de Impacto Social. O segundo prêmio é pela aplicação de tecnologias na educação em parceria com o próprio Google, obtido a partir da implantação da Sala Tech, um equipamento que garante o suporte das metodologias de ensino-aprendizagem com base em ferramentas tecnológicas.

Formação humana e técnica

Na última semana, Corrêa e Souza, com a direção do Colégio Dehon, apresentaram os estudos e falaram sobre o congresso ao presidente da Fundação InoversaSul, mantenedora do Dehon, Valter Alves Schmitz Neto, ao vice-presidente da fundação, Gean Firmino, e aos diretores da instituição. Valter assumiu o compromisso de garantir a presença dos educadores no evento. “A seleção desses estudos qualificam cada vez mais a educação no Dehon. Este é um dos reflexos da formação que a escola busca para nossas crianças. É uma prova de que o colégio está no rumo certo na busca pela melhor formação humana e técnica dos jovens”, ressaltou Valter.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR