Nos próximos dias, a chuva e os temporais serão frequentes no Estado, com totais mais elevados de precipitação no Sul do Estado. Segundo a Defesa Civil, um fluxo de calor e umidade oriundo da região amazônica e áreas de baixa pressão atmosférica trazem risco de volumes maiores de chuva.
Nesta terça-feira, véspera de feriado, o tempo estará instável. No decorrer do dia, com o avanço da frente fria, há condições para temporais. O vento predomina com rajadas próximas a 60km/h. As temperaturas mínimas variam entre 17ºC e 22°C em todo o Estado e as máximas ficam abaixo dos 25°C.
No feriado da Proclamação da República, o tempo ainda permanece úmido, com o sol aparecendo por alguns momentos em meio a nuvens e com condições para pancadas de chuva e temporais isolados, principalmente na madrugada e, posteriormente, no fim do dia, devido ao calor e à formação de uma nova frente fria.
As temperaturas mínimas serão de 20°C. À tarde, as máximas voltam a oscilar em torno dos 30°C na maioria das regiões, com sensação de ar abafado. Já na quinta e sexta-feira, a frente fria avança, ao mesmo tempo em que começa a se afastar para o mar, mantendo a condição para chuva e temporais, que tendem a ser mais abrangentes na região.
No último fim de semana, a região foi surpreendida pela passagem de tsunami meteorológico e um tornado. Laguna e Tubarão foram as cidades mais afetadas pelos fenômenos.