O Porto de Imbituba recebeu o navio HG Singapore, que trouxe da China aproximadamente 33 mil toneladas de bobinas e barras de aço.
A operação atende à alta demanda de produtos siderúrgicos pelo mercado interno e é uma solução em relação à capacidade de atendimento portuário em meio à safra de grãos, com filas de navios para atracação que podem chegar aos 30 dias de espera. A última vez que Imbituba recebeu bobinas de aço foi em 2019 e vergalhões, em 2016.
A operação está ocorrendo nos cinco porões do navio, que tem bandeira liberiana e 190 metros de comprimento. Cerca de 85% da carga é composta por bobinas de aço galvanizado, aços nobres e planos. O restante são barras e chapas de aço utilizadas principalmente na indústria automobilística.
Os produtos siderúrgicos têm um importante mercado de entrada no Brasil, por meio da estrutura portuária de Santa Catarina. “Temos um porto com disponibilidade e capacidade de atendimento, com baixo tempo de espera para atracação, o que se tornou um diferencial na atração dessa carga”,
destaca Fábio Riera, diretor-presidente da SCPar Porto de Imbituba.
A carga que chega a Imbituba atenderá a demanda de mais de 30 clientes de indústrias da região Sul, além de São Paulo. Os lotes variam de 50 a seis mil toneladas por cliente. Com o mercado do aço aquecido e a disponibilidade de atracação, a alternativa por Imbituba garante um recebimento mais rápido dessa carga pelas empresas.