Resultado dos trabalhos de recuperação será o fortalecimento da produtividade
A SCPAR Porto de Imbituba deu início à segunda fase da obra de recuperação, reforço e ampliação do Cais 3 — uma das mais importantes intervenções em infraestrutura portuária atualmente em andamento.
Com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2027, o projeto inclui ainda a construção de dois dolfins — estruturas marítimas que permitem a atracação e amarração de embarcações. Com as melhorias, o Cais 3 estará apto a receber navios de até 270 metros de comprimento, o que ampliará de forma significativa a capacidade operacional do Porto de Imbituba. O investimento total na obra é de aproximadamente R$ 90 milhões.
“A modernização do Cais 3 vai além da infraestrutura portuária — é um movimento estratégico para fortalecer a logística de Santa Catarina e atrair novos investimentos”, afirma o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins.
Reforço
Além disso, o reforço estrutural permitirá a instalação de um sistema de esteiras e maquinários que farão a conexão direta entre os terminais agrícolas e o cais, potencializando a eficiência logística e podendo até triplicar a produtividade da movimentação de cargas no local.
Para completar a obra, serão feitos o reforço da estrutura e execução de cortina de contenção para viabilizar o aprofundamento e garantir a estabilidade da estrutura existente.