Deve iniciar nos próximos dias a nova fase da vacinação contra a covid-19. O foco agora são as pessoas com doenças pré-existentes que podem oferecer risco de agravamento da doença. Em Santa Catarina, uma Comissão Intergestores Bipartite (CIB) definiu a prioridade para vacinação.
No topo da lista, os técnicos definiram que serão imunizados pacientes considerados de alto risco. Pessoas com síndrome de Down, com doença renal crônica e dependentes de hemodiálise, transplantados de 18 a 59 anos, serão vacinados na primeira etapa, além de pessoas com deficiência permanente, de 55 a 59 anos. Grávidas ou pessoas que acabaram de dar à luz, que tenham comorbidades e estejam acima dos 18 anos, também entraram no grupo prioritário.
Já na segunda etapa serão vacinados os grupos de pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, gestantes e puérperas, independentemente de condições pré-existentes, de forma escalonada, da maior para a menor idade, sendo de 54 a 18 anos.
“Para a comprovação da condição de risco, as pessoas com comorbidades podem apresentar qualquer comprovante que demonstre que ela pertence a um dos grupos de risco, como exames, receitas, relatórios e prescrições médicas. Os cadastros já existentes dentro das unidades de saúde também podem ser utilizados”, explica a gerente de imunização da Dive/SC, Arieli Fialho.
Vacinas serão enviadas hoje
As vacinas para esta nova etapa começam a ser distribuídas às 6h de hoje via aérea. O avião do Corpo de Bombeiros Militar levará as doses para as centrais regionais de São Miguel do Oeste, Chapecó, Xanxerê e Concórdia. O avião da Polícia Militar distribuirá as doses para as centrais de Lages, Joaçaba e Videira. A partir das 7h, saem as doses via terrestre para as centrais de Rio do Sul, Grande Florianópolis, Joinville, Jaraguá do Sul, Mafra, Tubarão, Criciúma, Araranguá, Blumenau e Itajaí.