Sexta-feira, 05 de dezembro de 2025
Fechar [x]

Pescaria Brava irá oferecer serviços de equoterapia

Edital para contratação da empresa foi lançado e terá equipe multidisciplinar

30/05/2025 06:00|Atualizada em 01/06/2025 23:55|Por Redação

Com mais uma iniciativa em prol da inclusão social e da saúde integral, o município de Pescaria Brava lançou um pregão eletrônico, nessa quinta-feira, para a contratação de serviços de equoterapia ocupacional. 

O projeto visa atender pacientes com deficiência com o suporte de uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e cavalos treinados, ampliando as possibilidades terapêuticas oferecidas no município.

Segundo o prefeito Henrique Castro, o projeto representa mais um passo concreto no compromisso da atual gestão com a inclusão e o cuidado com as pessoas. “Estamos fazendo história em Pescaria Brava. A equoterapia é um presente de dignidade e esperança para nossas famílias. A inclusão não pode ser só discurso, precisa ser prática, precisa chegar até quem mais precisa — e é isso que estamos fazendo. Essa gestão tem lado, e o nosso lado é o das pessoas com deficiência, das mães guerreiras, das famílias que nunca desistiram. Estamos orgulhosos do que estamos construindo juntos”, declarou o prefeito, com entusiasmo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sessões   

Com investimento previsto de R$ 188 mil, o contrato cobrirá 828 sessões anuais — cerca de 69 atendimentos por mês. Inicialmente, estão previstas 10 sessões semanais por usuário, com possibilidade de ampliação para até 30 sessões, conforme a demanda e avaliação técnica.

Atualmente, o município atende 58 estudantes com necessidades educacionais especiais, e a expectativa é de que a equoterapia complemente os serviços já prestados nas escolas.

Terapia reconhecida

A equoterapia, reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina como recurso terapêutico, alia a prática da equitação ao tratamento de diversas condições neurológicas, motoras e comportamentais. Por meio do contato com o cavalo e do estímulo sensorial e emocional que a atividade proporciona, é possível promover avanços significativos na comunicação, equilíbrio, postura, coordenação motora e autoestima dos pacientes. Além disso, a relação com o animal favorece o vínculo afetivo.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR