Sexta-feira, 05 de dezembro de 2025
Fechar [x]

Pequenos negócios ganham destaque em SC

Sebrae destaca desafios internacionais e oportunidades no mercado externo

16/07/2025 06:00|Por Redação

Décio Lima, presidente do Sebrae, ressaltou a importância estratégica dos pequenos negócios em Santa Catarina frente à decisão do governo dos Estados Unidos de aumentar em 50% as tarifas sobre produtos brasileiros, a partir de 1º de agosto de 2025.

Segundo Lima, os pequenos empresários catarinenses, assim como em todo o país, demonstram grande resiliência e são os primeiros a reagir de forma positiva diante das dificuldades.

“O Brasil e Santa Catarina vão muito além de barreiras comerciais. Nossa economia, ainda que baseada em negócios de menor porte, mostra sua força e capacidade de superar obstáculos. Estamos diante de um momento crucial para reafirmar nossa soberania”, afirmou o presidente do Sebrae.

Oportunidades   

De acordo com o presidente, o setor de pescados, que será afetado pelas novas tarifas impostas pelos EUA, vê nisso uma oportunidade para ampliar as exportações para outros mercados, especialmente o europeu.

“Precisamos aproveitar essa conjuntura para explorar novas possibilidades. A Europa, por exemplo, é um mercado importante que deve ser mais explorado. É hora de reconhecer a grandeza do nosso país”, disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele também lembrou que os pequenos negócios têm elevado Santa Catarina ao patamar de referência em empreendedorismo no Brasil.

No primeiro semestre deste ano, as micro e pequenas empresas do estado foram responsáveis por quase 60% dos empregos gerados. Em todo o país, já foram abertas 2,6 milhões de micro e pequenas empresas e MEIs em 2025, sendo 151.714 em Santa Catarina.

Sobre exportações, as micro e pequenas empresas representam 40,5% das companhias brasileiras que atuam no mercado internacional, totalizando 11.432 empresas em 2024.

A maior parte dessas exportações, cerca de 68%, é direcionada para países das Américas, incluindo América do Sul, América do Norte, América Central e Caribe.

O Sebrae aponta que o acesso dos pequenos negócios ao comércio exterior cresceu muito na última década. 

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR