Ação integra campanha do Outubro Rosa e reforça a importância da detecção precoce do câncer de mama
Grupos de idosas que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), assistiram na tarde de quinta-feira, no auditório da secretaria, à palestra ministrada pela enfermeira Cristiane Fernando e pela voluntária Eliane Fidelix, ambas da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Tubarão.
O evento foi promovido por meio da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, em parceria com o Sesc, em Tubarão.
O assunto abordado foi a prevenção do câncer de mama, os cuidados que a mulher deve ter, os sinais e sintomas de alerta observados no autoexame e como proceder.
Ainda dentro do tema foi explicado o que é a doença e como surge; quando o tumor é maligno ou não; os fatores de risco (histórico familiar, exposição a hormônios, estilo de vida e idade); o diagnóstico e a prevenção.
A palestrante destacou que o câncer de mama é uma doença grave, mas a detecção precoce salva vidas. “A conscientização, aliada à prevenção, pode reduzir significativamente o número de casos, aumentando as chances de cura”, ressalta Cristiane.
Durante o evento, a enfermeira respondeu aos vários questionamentos das participantes e, após a palestra, as convidadas tomaram um café.