Estação começa hoje e as temperaturas devem ser acima da média
O outono começa hoje, mas a previsão indica que as temperaturas devem seguir acima da média em boa parte do país. A nova estação terá início às 6h02 e se estenderá até as 23h42 de 20 de junho.
Segundo a meteorologista Gilsânia Cruz, da Epagri/Ciram, os primeiros dias do outono serão de tempo estável e ensolarado em Santa Catarina, com temperatura mais amena no período noturno e amanhecer, com maior elevação à tarde, devido a uma massa de ar seco e um pouco mais frio no Sul do Brasil.
De acordo com meteorologistas, em abril, a previsão é de temperaturas acima do normal, principalmente nas regiões mais centrais do país e no Nordeste. Rio Grande do Sul e Santa Catarina devem ter temperaturas mais baixas do que o normal, o que não anula entradas de ar quente mais significativas.
Há ainda muita chuva prevista para o Sul, entre Santa Catarina e sul do Paraná. “Desta vez, o outono meteorológico chega quase junto com o astronômico, mas nem sempre é assim, pois as características da estação, como a diminuição de temperatura, ocorrem de forma gradativa”, pontua.
Para a estação do outono, a previsão é de neutralidade climática, ou seja, sem influência de La Niña ou El Niño, chuva próxima a abaixo da média climatológica e com má distribuição, e temperatura acima do esperado.
Hora marcada
Segundo a Epagri/Ciram, há duas razões para que ocorra as estações do ano com hora marcada. A primeira é o fato do eixo de rotação da Terra (movimento em torno do eixo, aproximadamente 24h) ser inclinado com relação ao seu plano de translação.
A outra é o fato da Terra apresentar o movimento de translação (movimento que a Terra realiza em torno do Sol, aproximadamente 365 dias).
Maio e junho
Em maio, deve ser mais quente que a média, com temperaturas acima do normal - mas não há indicativo de grandes ondas de calor - e chuvas abaixo na média. O que vai predominar no mês são os períodos quentes e secos. Já junho, último mês do outono, deve ser de temperaturas um pouco acima da normalidade e de tempo muito seco. As entradas de ar frio devem ser mais frequentes, especialmente no Sul.