Sexta-feira, 05 de dezembro de 2025
Fechar [x]

Obras da UPA 24H devem ser reiniciadas nesta sexta

Ordem de serviço para readequação foi assinada quinta. Prazo é de 90 dias

11/07/2025 06:00|Por Redação

Após uma longa espera, um grande sonho tubaronense deu um importante passo para se tornar realidade nessa quinta-feira, quando aconteceu a assinatura da ordem de serviço para a execução da obra de readequação do Centro de Referência em Saúde da Margem Esquerda em Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas Dr. Manoel Bertoncini. 

As obras devem ter início nesta sexta-feira e têm prazo de conclusão de 90 dias, segundo a empresa que ficará responsável pelos trabalhos, Arvic Construções, de São Ludgero. A obra custará R$ 1,725 milhão. 

“Desde o primeiro dia da nossa gestão, temos trabalhado incansavelmente para abrir a UPA e garantir esse atendimento tão esperado pela população. A assinatura da ordem de serviço é o resultado de um esforço diário, de muito planejamento e de compromisso com a saúde dos tubaronenses”, destacou o prefeito Estêner Soratto.

Próximos passos  

Agora, após a assinatura da ordem de serviço para as obras de readequação, outros passos para a abertura e funcionamento da UPA começam a ser dados, como mobiliário, equipamentos e definição da empresa gestora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Próximas licitações podem ser lançadas este mês

Segundo a secretária adjunta da Saúde de Tubarão, Carina de Bona Portão, antes mesmo da ordem de serviço para a readequação das obras na UPA, foi contratada a empresa para realizar a adequação do projeto do mobiliário necessário, que será comprado através de licitação a ser lançada ainda este mês.

“Também foi realizado o levantamento dos equipamentos e materiais médicos-hospitalares necessários para que a estrutura esteja nos moldes exigidos pelo Ministério da Saúde. Eles serão comprados por licitações, ou consórcios, quando possível, e com a verba de uma emenda estadual, do então deputado estadual, e hoje prefeito, Estêner Soratto”, pontua.

Quanto à gestão da UPA, Carina explica que será realizada por meio de organização social em saúde, a ser selecionada por licitação que também será lançada neste mês. “O edital está na fase final de elaboração, sendo que a prefeitura buscou em todo o estado as melhores experiências e definições mínimas necessárias”, ressalta.

Habilitação  

“Após a UPA estar em funcionamento, que esperamos para breve, poderemos solicitar ao Ministério da Saúde sua adequada habilitação para que haja o repasse de cofinanciamento federal”, conclui.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR