Ordem de serviço autoriza obra de proteção contra processos erosivos por cerca de 400 metros na margem esquerda
Foi assinada a ordem de serviço que autoriza o início da obra de enrocamento de taludes na margem esquerda do Rio Tubarão, ao longo da Avenida Getúlio Vargas. A intervenção abrangerá aproximadamente 400 metros de margem, ampliando a segurança da área e reforçando a proteção contra processos erosivos.
A execução ficará a cargo da empresa Confer Construtora Fernandes Ltda. O investimento total é de R$ 3.798.337,22, dividido em cinco lotes. Os recursos são provenientes de transferências do Estado, por meio de convênios.
De acordo com o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Marques, a obra representa um avanço importante na política de prevenção do município.
“Esse enrocamento é fundamental para dar mais estabilidade às margens do rio, reduzindo riscos e protegendo a infraestrutura urbana. É uma ação técnica e planejada, que fortalece o trabalho preventivo desenvolvido em Tubarão”, destacou.
Ações
O prefeito Estêner Soratto lembrou que a intervenção estava prevista desde 2022, mas exigiu a superação de etapas burocráticas para ser viabilizada.
“Essa obra era para ter sido executada em 2022, junto com a outra parte já realizada. A equipe da prefeitura enfrentou todos os trâmites burocráticos necessários para que hoje ela se torne realidade. Pensar no bem-estar da população é também investir em prevenção”, afirmou.
A obra integra o conjunto de ações voltadas à redução de riscos, proteção ambiental e segurança da população, especialmente em áreas mais sensíveis às cheias do Rio Tubarão, informou a prefeitura.