16 DE MAIO DE 2024
Fechar [x]

Nutricionista e intérprete de libras é homenageada

Moção foi entregue à profissional Gabriela Caetano Silvério Zumblick Limeira

02/05/2024 06:00|Por Redação

O trabalho da nutricionista e intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) Gabriela Caetano Silvério Zumblick Limeira foi lembrado pelos vereadores em sessão ordinária em Capivari de Baixo. De autoria do vereador Eraldo dos Santos (PP), a moção de aplausos foi aprovada por todos os legisladores, que reconheceram a trajetória de sucesso da profissional de nutrição com os seus pacientes que se comunicam pela linguagem de sinais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gabriela é nutricionista do Sistema Único de Saúde (SUS), em Braço do Norte, e nascida em Tubarão. Ela decidiu fazer o curso no ano passado, na Fucap, para poder atender aqueles que necessitam se comunicar por libras. De acordo com Eraldo, a iniciativa mostra uma dedicação genuína a cada um de seus pacientes, especialmente àqueles que têm deficiência auditiva. “Ela demonstrou um senso profundo de empatia e sensibilidade. Entendeu que a comunicação é uma parte fundamental do cuidado com a saúde e fez o que era necessário para garantir que todos os seus pacientes se sintam ouvidos e compreendidos, independentemente de suas limitações”, enfatizou o parlamentar.

O legislador destacou que ações como esta são mais do que um gesto de boa vontade, representam uma mudança significativa em direção a uma sociedade mais inclusiva. “Gabriela não só iniciou uma nova forma de se comunicar, mas também abriu caminho para que outros profissionais da saúde sigam o seu exemplo, mostrando que a verdadeira inclusão começa quando estamos dispostos a aprender novos métodos para atender às necessidades de todos”, assegurou.

Data especial   

O Dia Nacional de Libras foi comemorado no fim de abril. Foi nessa data, em 2002, que a lei reconheceu a Língua Brasileira de Sinais como meio legal de comunicação e expressão. Foi só em 22 de dezembro de 2005, porém, que o decreto regulamentou a normativa, incluindo libras como uma disciplina curricular obrigatória na formação de professores surdos, professores bilíngues, pedagogos e fonoaudiólogos.

O apoio das famílias é essencial para que as crianças, adolescentes, adultos e idosos surdos possam desenvolver melhor a língua de sinais. 

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR