Sexta-feira, 05 de dezembro de 2025
Fechar [x]

Novembro Azul também destaca direitos à saúde

Campanha reforça a prevenção do câncer de próstata e o acesso garantido pelo SUS

05/11/2025 06:00|Por Redação

O Brasil deve registrar mais de 71 mil novos casos de câncer de próstata em 2025, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens e, só em 2023, causou 17 mil mortes no país.

Com o objetivo de alertar para a prevenção e o diagnóstico precoce, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) participa da campanha Novembro Azul e lembra que a legislação brasileira garante acesso gratuito aos exames e tratamento pelo SUS.

“Cumprir as leis sobre o começo do tratamento é de vital importância para garantir o direito à saúde”, destaca o promotor de Justiça Eduardo Sens dos Santos, coordenador do Centro de Apoio Operacional da Saúde Pública do MPSC.

Entre os principais direitos estão o início do tratamento em até 60 dias após o diagnóstico, previsto na Lei dos 60 Dias, e o atendimento gratuito pelo Programa Nacional de Controle do Câncer de Próstata. O Estatuto da Pessoa com Câncer também assegura benefícios previdenciários e suporte médico integral.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Homens a partir dos 50 anos devem realizar anualmente o exame de toque retal e o PSA (antígeno prostático específico). Em casos de histórico familiar, obesidade ou sobrepeso, a recomendação é iniciar os exames aos 45 anos.

Novembrinho   

Há dois anos, uma Lei Federal instituiu o “Novembrinho Azul”. A iniciativa, que deve ser realizada anualmente no mês de novembro, é voltada à conscientização de meninos de até 15 anos sobre a importância da investigação de quadros de dor testicular e do aumento de volume escrotal e da vacinação contra o papilomavírus humano (HPV). 

O intuito do Novembrinho Azul é propagar informações precisas sobre a prevenção de condições que representam fatores de risco para o desenvolvimento de doenças na vida adulta.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR