Com feriado municipal, Tubarão conserva até hoje a devoção à sua padroeira
Formada por uma população em grande parte católica, a cidade de Tubarão conserva até hoje os traços religiosos trazidos por seus colonizadores. Uma das heranças deixadas pelos açorianos é a devoção a Nossa Senhora da Piedade, por isso, todos os anos, no dia 15 de setembro, os tubaronenses comemoram o Dia da Padroeira da paróquia, da diocese e da cidade de Tubarão.
Conforme a lei sancionada pelo então prefeito Paulo Osny May, o dia 15 de setembro é considerado feriado municipal. A lei foi decretada levando em conta a religiosidade da comunidade tubaronense.
O título de Nossa Senhora da Piedade é referente a uma triste passagem da vida de Maria. A cena retratada na imagem trata-se do momento que Nossa Senhora recebe Jesus morto em seus braços, após a crucificação.
Missa festiva
Para celebrar a data, hoje, a partir das 18h, haverá a missa festiva presidida pelo bispo diocesano, Dom Adilson Pedro Busin. Nesta celebração, pela única vez no ano, será exposta a primeira imagem de Nossa Senhora da Piedade a chegar em Tubarão. “É um momento de fé e de gratidão pela nossa padroeira. Esta é uma das noites mais especiais para a nossa paróquia”, afirma o padre Eduardo Rocha, pároco da Catedral.
História de religiosidade
Nossa Senhora da Piedade é celebrada em Tubarão desde 1820, quando João Teixeira Nunes trouxe consigo uma pequena imagem da santa e construiu uma pequena capela para orações. Posteriormente criou-se uma paróquia e a cidade cresceu em tornou da então capelinha.
Data festiva marca retorno das missas à Catedral
Desde a última sexta-feira, milhares de fiéis têm movimentado a Praça da Catedral de Tubarão. Entre barraquinhas, apresentações musicais e momentos de oração, a Festa da Padroeira 2025 entrou para a história ao marcar o retorno das celebrações na Catedral.
Fechada desde dezembro do último ano para reformas estruturais, a igreja voltou a receber missas neste fim de semana. As obras só foram possíveis graças ao engajamento da comunidade, que apoiou a campanha “Eu Abraço a Catedral”, iniciativa que arrecadou fundos para a recuperação do espaço.
“Estamos muito felizes por poder voltar a celebrar na Catedral, tão importante para a história da cidade. E a alegria é ainda maior por viver esse momento junto à nossa comunidade, durante os dias de festa”, ressalta o pároco da Catedral de Tubarão, padre Eduardo Rocha.

Show católico
O ponto alto da programação da Festa da Padroeira ocorreu no sábado, quando o cantor Thiago Brado, uma das principais vozes da música católica no Brasil, realizou a primeira apresentação em Tubarão. O show reuniu uma multidão e emocionou o público.
“Foi uma noite especial para nos abraçarmos e vivermos essa experiência juntos. Agradeço imensamente à Catedral pelo convite e espero que esse show repercuta por muito tempo no coração das pessoas. Foi um momento de gratidão e alegria poder cantar e trazer para Tubarão um espetáculo que temos levado ao longo do ano por todo o Brasil”, afirma Thiago.