A iniciativa foi do Comitê Estudantil Voluntariado da UniSul em parceria com a prefeitura de Tubarão
A 7ª edição do Mutirão Saúde + Perto de Você e a 3ª edição do projeto Saúde Mental na Comunidade, em Tubarão, prestaram 527 atendimentos à comunidade.
A iniciativa foi do Comitê Estudantil Voluntariado da UniSul em parceria com a prefeitura de Tubarão, e a ação foi realizada no sábado, na Escola Santo Anjo da Guarda.
Foram 229 consultas médicas, em que os pacientes também receberam aferição de sinais vitais e testes para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), 150 atendimentos de fisioterapia, 52 de biomedicina, 42 de psicologia, 30 de odontologia e 24 de nutrição.
“Estamos criando uma geração acadêmica comprometida com a humanidade, que entende o dever social em devolver para a população, ainda na fase de estudos, o que o ensino superior proporciona. Os mutirões nos indicam o caminho certo na construção de um legado social do qual a UniSul é parte fundamental”, afirmou Luís Felipe Batista, estudante de Medicina da UniSul/Inspirali e presidente do Comitê Estudantil Voluntariado da UniSul.
Equipes
Com foco no cuidado integral e no acolhimento emocional, o mutirão reúne uma equipe de profissionais e estudantes de saúde, oferecendo atendimentos gratuitos à população. A proposta é descentralizar o acesso aos serviços básicos de saúde, com ênfase na prevenção, orientação e bem-estar. A ação do último fim de semana contou com 163 estudantes voluntários e 29 profissionais, entre eles, professores da universidade. A próxima edição do mutirão ocorrerá no mês de agosto.