Ação busca envolver a comunidade na eliminação de focos do mosquito e na prevenção dessas doenças
Com o objetivo de intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika vírus, um mutirão foi realizado na sexta-feira e segue hoje no bairro Oficinas, em Tubarão, pela secretaria de Saúde. A ação busca envolver a comunidade na eliminação de focos do mosquito e na prevenção dessas doenças.
Na manhã desta sexta-feira, equipes da secretaria de Saúde percorreram as residências da área delimitada entre a avenida Marechal Deodoro (beira-rio) e a rua Galdino José de Bessa, estendendo-se até a rua Antônio Delpizzo Junior e contornando o limite do bairro até retornar à beira-rio, ao longo da rua João Piava, incluindo toda a região próxima aos trilhos.
Durante as visitas, os agentes orientaram os moradores sobre a importância de eliminar possíveis criadouros do mosquito e forneceram instruções sobre medidas preventivas. Os agentes também orientaram os moradores para colocar seus entulhos na calçada para o recolhimento nesta segunda. Além disso, serão fornecidas instruções sobre medidas preventivas e solicitada a colaboração dos cidadãos na limpeza de seus quintais.
“A participação da população é essencial para o sucesso dessa ação. O descarte correto de materiais e a eliminação de criadouros ajudam a reduzir a proliferação do mosquito e, consequentemente, os casos da doença”, comenta o secretário de Saúde, Otávio Piva.
Hoje, caminhões passarão pela mesma área para recolher materiais inservíveis que possam acumular água e servir de criadouros para o Aedes aegypti. Atualmente, o município registra 283 focos do mosquito, com destaque para os bairros Oficinas, Vila Esperança e Santo Antônio de Pádua, que concentram o maior número de focos. Além disso, Tubarão contabiliza 68 notificações da doença, com três casos confirmados.