Domingo, 05 de julho de 2026
Fechar [x]

Monitoramento da velocidade do vento junto ao Porto de Imbituba é ampliado

26/10/2021 06:00

Uma estação anemométrica, que mede a velocidade do vento no Porto de Imbituba, foi instalada pela Epagri. O equipamento faz a medição de forma automática e transmite as informações instantaneamente para o banco de dados da Epagri/Ciram, em Florianópolis. Vai ser mais uma ferramenta a apoiar a operação deste importante porto catarinense.


Segundo o responsável pela rede de monitoramento ambiental da Epagri/Ciram, Hamilton Justino Vieira,  o novo equipamento vai complementar as informações geradas pela estação meteorológica completa que já opera na unidade. Ela mede temperatura e umidade relativa do ar, radiação, pressão barométrica, chuva e vento.


Ele explicou que a estação anemométrica foi instalada, a pedido do porto, numa posição estratégica junto ao cais. As medições da velocidade de vento neste ponto vão apoiar a tomada de decisão de atracamento e desatracamento de navios, dando mais segurança a estas operações. Os dados também vão formar uma nova série histórica para estudos científicos, projetos de engenharia e laudos para eventos extremos.


“A cooperação entre as instituições mostra a proatividade de seus gestores em prol da sociedade catarinense”, avalia Hamilton. O pesquisador da Epagri/Ciram explicou que as informações geradas pela rede de monitoramento são utilizadas para promover a preservação, recuperação, conservação e utilização sustentável dos recursos naturais. Além de serem subsídios para elaboração de previsão do tempo, avisos e boletins meteorológicos, os dados coletados também apoiam a execução de estudos e levantamentos meteorológicos e climatológicos aplicados à agricultura, maricultura e oceanografia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR