Problema que acometeu jogadores do Corinthians neste domingo chamou a atenção sobre questões ligadas à saúde
Um problema de saúde que ocorre com mais frequência no verão chamou atenção, neste fim de semana, ao acometer alguns jogadores do Corinthians, que disputaram a Supercopa Rei do Brasil, contra o Flamengo.
Antes da partida, parte dos jogadores paulistas foi acometida, segundo a imprensa nacional, por virose, intoxicação alimentar ou gastroenterite. Mas qual a diferença entre as manifestações?
“É difícil afirmarmos o que realmente ocorreu com esses jogadores sem termos contato direto com eles e sem avaliarmos como médico. Uma intoxicação alimentar ocorre logo após uma pessoa ingerir algum alimento contaminado com alguma toxina pré-formada, como uma toxina causada por uma bactéria ou por outro patógeno. Já a gastroenterite é uma infecção do trato gastrointestinal causada por um vírus, por uma bactéria ou outro tipo de patógeno, como um parasita. Geralmente, as intoxicações alimentares são mais agudas e ocorrem com outras pessoas que também comeram aquele mesmo alimento”, explica o cirurgião do aparelho digestivo do Complexo Médico Provida, Jaime César Gelosa Souza.
O médico acrescenta que a gastroenterite pode demorar um pouco mais a causar os sintomas, porque ela se difere também na forma de manifestação clínica. Os casos podem ser mais isolados, ou seja, só uma pessoa na mesma casa, por exemplo, pode ter gastroenterite, apresentando manifestações como diarreia, dor abdominal e náusea.
“Já a virose faz parte do quadro da gastroenterite. Entretanto, os vírus podem se manifestar de forma atípica, podendo causar uma diarreia, mas também pode se manifestar como um resfriado. Podemos ter uma variedade de sintomas que o paciente pode ter quando está acometido com uma virose, que pode ser desde uma gastroenterite até um sintoma de um resfriado”, ressalta o cirurgião.
Atendimento
A orientação é buscar atendimento médico imediato quando houver sinais de desidratação. “A desidratação leva a um círculo vicioso, onde o paciente não consegue mais sair desse quadro de diarreia, dor abdominal, náuseas. Isso pode evoluir para outros problemas de saúde. É importante procurar um serviço de saúde para fazer uma boa hidratação. Muitas vezes alguns pacientes podem necessitar de medicamentos para cessar o efeito das bactérias e dos vírus e para repor a perda de líquido”, destaca o médico.
No caso dos jogadores, o médico Jaime Gelosa Souza acredita que, por parte dos atletas terem os sintomas ao mesmo tempo, possivelmente devem ter ingerido algum alimento contaminado, em um restaurante ou alojamento da equipe, causando uma possível intoxicação alimentar. “Mesmo acometidos por um patógeno, eles ainda ganharam de 2 a 0. Imaginem se eles tivessem sem problemas, quanto não seria o resultado do jogo?”, brincou o médico e torcedor corintiano.