O diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde de Tubarão, Daisson Trevisol, divulgou dados referentes à pandemia de covid-19 em Tubarão. Eles mostram uma queda na média semanal de casos, com 27 novos casos diários nos últimos setes dias e com a tendência de que essa queda continue para a próxima semana.
De acordo com os dados, a última semana apresenta os índices mais baixos de novos casos deste ano até o momento, atingindo o mesmo patamar que os meses de setembro e outubro de 2020 e janeiro e fevereiro de 2021. Apesar da queda de novos casos registrados, a preocupação é com a taxa de ocupação nos leitos de UTI nos hospitais, que ainda é alta.
Em relação aos óbitos, a última onda apresenta maior média semanal de mortes, chegando a 25 em uma semana. Nas ondas anteriores, a máxima de óbitos semanais foi de 14, o que indica uma elevação de óbitos por várias semanas nessa última onda. Segundo as informações fornecidas, essa alta pode ser atribuída à variante P1 e ao maior número de pacientes graves que necessitam de assistência hospitalar especializada.
A média de idade dos óbitos também mudou em relação ao ano passado, com uma redução de três anos. Em 2020 a média se mantinha entre 69, 59 anos; nesse ano passou para 66, 51 anos, números que reforçam o maior acometimento da doença entre os mais jovens na última onda.
Os dados foram coletados entre 12 de julho de 2020 e 18 de abril de 2021.