Em falta no mercado, futuros engenheiros têm vagas
O programa Universidade Gratuita está beneficiando quase quatro mil estudantes de cursos de engenharia, área que tem sofrido com a falta de mão de obra no mercado e é vital para o desenvolvimento do Estado.
Santa Catarina expandiu a produção industrial em 7,7% em 2024, tendo o melhor índice de crescimento do Brasil, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse crescimento aumentou ainda mais a busca por engenheiros no território catarinense.
“O Universidade Gratuita tem entre os objetivos permitir que o catarinense faça o curso dos seus sonhos e suprir as necessidades do mercado local. Quanto mais empresas e indústrias crescerem por aqui, mais engenheiros a gente vai ter que formar nas mais diversas áreas”, comenta o governador Jorginho Mello.
Os futuros engenheiros beneficiados pelo Universidade Gratuita devem seguir os critérios de adesão para ter direito à integralidade do pagamento de suas mensalidades. O Estado pagará o valor total da graduação até o último semestre do curso em que estão matriculados. Como contrapartida, os estudantes deverão prestar serviço à população após a conclusão do curso, no total de até 480 horas.