17 DE MAIO DE 2024
Fechar [x]

Mais de 90% dos leitos de UTI estão ocupados em Santa Catarina

Estado declarou situação de emergência por conta de síndromes respiratórias

02/05/2024 06:00|Por Redação

O governo do Estado declarou situação de emergência em saúde pública em todo o território catarinense para prevenção e enfrentamento da síndrome respiratória aguda grave (SRAG).

O decreto autoriza a Secretaria de Estado da Saúde (SES) a promover requisição administrativa de bens e serviços de entidades privadas com ou sem fins lucrativos, além da edição de normas complementares ao documento oficial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Este decreto está seguindo as orientações que institui em caráter excepcional e temporário um incentivo financeiro para atendimento de crianças com síndrome respiratória aguda grave, dentro da Atenção Especializada do Sistema Único de Saúde. Nós temos acompanhado diariamente a taxa de ocupação dos nossos leitos de UTI neonatal, adultos e pediátricos. Mesmo com abertura de 163 leitos no Estado, a gente tem uma taxa de ocupação acima de 90%”, explica a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

Decreto   

O decreto foi necessário devido à existência de situação anormal em virtude da síndrome respiratória aguda grave em Santa Catarina. Esta ação está baseada em indicadores epidemiológicos que apontam para o aumento expressivo nos índices de internações em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatal, pediátrica e adulto, e da consequente superlotação dos centros de atendimento, caracterizando elevado risco sanitário.

Necessidade da vacinação

Também fazem parte das ações de enfrentamento das doenças respiratórias a ampliação da vacina contra a influenza. “Já detectamos que 80% da taxa de ocupação dos leitos de UTI são de crianças de até 12 anos com síndrome respiratória aguda grave”, pontua a secretária. 

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR