Iniciada em fevereiro, a vacinação contra a covid-19 na região já chegou à faixa etária dos 65 anos em alguns municípios. Os idosos acima de 85 anos já puderam receber as duas doses da vacina, porém, nem todos tomaram a segunda. Alguns, nem a primeira. São 1.427 pessoas nesta faixa etária que não tomaram a segunda dose, necessária para a imunização ter a eficácia. No Estado, este número chega a 45 mil ao todo.
De acordo com a Regional de Saúde de Tubarão, a população estimada de idosos acima de 90 anos, os primeiros a receberem a dose da vacina, é de 1.580 pessoas. Porém, destas, 1.009 receberam a primeira dose e 962 a segunda. Já a faixa etária de 85 a 89 anos, com 3.146 idosos na região, 2.379 tomaram a primeira dose da vacina e apenas 999, a segunda.
Outros grupos que já receberam a vacina também possuem diferenças entre a primeira com a segunda dose, mas a coordenadora regional de vacinação, Shaiane Salvador, explica que estes números ainda não são fechados por conta do intervalo entre as doses e também pela diferença no cronograma das faixas etárias entre os municípios. “E também nem todos os municípios conseguiram ampliar a faixa etária no mesmo momento”, analisa.
“Recebemos as remessas e elas vêm aleatórias, da Coronavac e da Astrazêneca, mas o intervalo da primeira é de duas a quatro semanas e da outra de oito a 12 semanas. A administração da segunda dose é conforme a programação de dispensação do Ministério da Saúde. Por isso, consideramos nos cálculos os idosos acima de 85 anos, que já receberam a segunda dose”, explica.
O fluxo migratório dos idosos também é considerado. “Há números que se apresentam maiores na segunda dose do que na primeira, mas é por conta de pessoas que mudaram de cidade, por exemplo. “Também é importante ressaltar que muitas vezes o número de pessoas vacinadas com a segunda dose caiu em relação à primeira por conta de óbitos que podem ter ocorrido neste período ou de pessoas que se mudam”, pontua Shaiane. “De qualquer forma, ainda não está sendo necessária a busca ativa neste sentido. Ela está sendo voltada mais para a primeira dose”, completa.
Ela ainda reforça que todos os idosos acima de 80 anos já deveriam estar com a segunda dose da vacina. A recomendação é que fosse feita busca ativa nesta faixa etária, para que se verifique se a população está superestimada ou se realmente existe uma evasão deste público e o motivo deste percentual.
Número não é exato
Segundo Shaiane Salvador, a população é estimada. “No início, os dados foram baseados nos sistemas próprios dos municípios, que se baseia nos cadastros das agentes comunitárias de saúde. Mas com a pandemia, as visitas das agentes estão restritas, então, os cadastros estão desatualizados. Por isso, o cálculo da cobertura pode dar subestimado porque o cadastro da população está superestimada. Mas todas as situações estão sendo avaliadas”, afirma.
Tubarão terá vacinação no sábado
As pessoas de 74 a 77 anos que receberam a primeira vacina contra a covid-19 no dia 20 de março, em Tubarão, devem receber a segunda dose neste sábado, das 9h às 16h, no estacionamento do Farol Shopping. A imunização acontece no sistema drive-thru, mas, para quem preferir ir a pé, o atendimento será das 11h às 15h.
Um total de 2,3 mil idosos dessa faixa etária receberam a primeira dose no mês passado. Pessoas com mais de 77 anos que por algum motivo não conseguiram ter acesso à segunda dose anteriormente também poderão se vacinar normalmente desta vez.