A ponte do Santo André fica sobre um canal de adução construído na década de 1970 pela então Eletrosul
Depois de ter as duas cabeceiras comprometidas devido a temporais em outubro do ano passado, a ponte foi interditada e passou por obras emergenciais de recuperação estrutural das duas cabeceiras no final de outubro e início de novembro.
Foram construídas cortinas de concreto com o objetivo de conter os materiais das cabeceiras. Como o problema de erosão nas cabeceiras era recorrente a cada temporal, a prefeitura precisou resolvê-lo de forma definitiva.
A ponte do Santo André fica sobre um canal de adução construído na década de 1970 pela então Eletrosul, com o intuito de servir de ponto de captação de água a ser usada no resfriamento no processo de queima de carvão no Complexo Jorge Lacerda.