Todos os 155 remédios da lista obrigatória da farmácia básica de Tubarão voltaram a ficar à disposição da população. A meta era solucionar o grave problema da falta de cerca de 60 medicamentos, que ocorreu até 2016. Nos primeiros meses de 2017, a reestruturação na compra dos medicamentos deu resultado, e a lista de itens que faltavam caiu para menos de dez.
A falta de medicamentos de responsabilidade da prefeitura, que então passou a variar mensalmente entre três e dez itens, tinha como motivos os problemas de fornecimento por parte dos laboratórios, como a falta de matéria-prima e também demandas judiciais que envolviam preços dos produtos e acabavam por trancar o processo de licitação. Esses obstáculos foram todos vencidos.
Há alguns meses, a lista de obrigação do município era de 158 medicamentos. Três deles, no entanto, estão com a fabricação suspensa. Todos os 155 medicamentos fornecidos pelo mercado se encontram no estoque da Farmácia Básica.
“Desde 2017, buscamos isso, e agora, finalmente, conseguimos. Isso não quer dizer que algum medicamento não venha a faltar no futuro, mas o esforço que fizemos para chegar até aqui demonstra que podemos tentar, sim, manter sempre dessa forma”, destaca o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Daisson Trevisol.
Segundo o diretor do Departamento de Farmácia, Philipe Gonçalves Honório, a data histórica se deve ao esforço de vários servidores do município. “Foi um esforço conjunto de pessoas do Financeiro, Farmácia Básica e Gestão, entre elas a nossa farmacêutica Flávia Mattos Moro, da Central de Abastecimento Farmacêutico”, ressalta Philipe.
Para o prefeito Joares Ponticelli, a marca reforça ainda mais a lista de iniciativas realizadas na área da aaúde nos últimos anos. “Trazer a policlínica e a Farmácia Básica para um só local que pudesse oferecer dignidade e conforto para a população e também para os servidores foi um dos primeiros passos. Havia o zeramento da lista de medicamentos que faltavam para ser vencido, e agora vencemos mais esse desafio”, reforça o prefeito.