Sexta-feira, 05 de dezembro de 2025
Fechar [x]

Lindomar Tournier lança novo livro aos 103 anos

Lançamento hoje marca o aniversário do escritor e também da Cidade Azul

27/05/2025 06:00|Atualizada em 27/05/2025 17:38|Por Micheline Zim / [email protected]

“Só peço a Deus que me dê mais uma colher de chá por aqui, porque ainda estou escrevendo mais um livro e ainda quero fazer outro, para minha família, de como vi a evolução do mundo nos últimos cem anos”. Assim, Lindomar Cardoso Tournier traduz seu desejo de aniversário.

Hoje, ele comemora 103 anos e lança seu 21º livro, “Iracema”.  O evento de lançamento acontece das 16h às 18h, no Farol Shopping, em frente à livraria La Fontaine. “Meu amigo Genésio Mendes me ofereceu este presente, ele cedeu o espaço e fez toda a organização com sua equipe”, pontua

O próximo já está sendo escrito. “As ideias surgem na minha cabeça e eu escrevo”, conta com a naturalidade e a humildade de quem tem muito o que ensinar.

Em dezembro, o tubaronense foi oficialmente reconhecido como o escritor mais longevo em atividade no mundo, entrando para o Guiness Book. Ele é ainda fundador e ocupante da cadeira número 14 da Academia Tubaronense de Letras

Autodidata, usar a palavra lucidez para descrever como está seu Lindomar ao completar 103 anos é muito pouco. Com uma conversa calma, muitas histórias de vida, uma memória impecável e ensinamentos que repassa com carinho, diz que sente um pouco de cansaço nas pernas e um leve tremor nas mãos, que ele atribui, “provavelmente”, à idade.  “Eu escrevo meus livros à mão. Hoje, por conta deste leve tremor, algumas vezes acabo gravando as ideias para depois serem repassadas ao papel. Minhas histórias geralmente surgem quando vou dormir. Penso já no início e no fim, aí depois vou desenvolvendo”, revela.

Hábitos   

Do alto dos seus 103 anos muito bem vividos, seu Lindomar diz que a leitura é um dos seus maiores hábitos. “A primeira coisa que faço ao acordar é ler o jornal, o Diário do Sul, tomando meu café da manhã. Escrevi nele por cinco anos, e até hoje as pessoas falam sobre a coluna que eu tinha, em que contava histórias. Foi um período muito bom e saber que os leitores também gostavam me deixa muito lisonjeado”, orgulha-se.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segredo da vida longa

Sobre o segredo de chegar aos 103 anos, ele atribuiu aos muitos amigos que fez e que ainda tem, à família, à ocupação com a leitura, a escrita e à pintura e, claro, aos cuidados com a saúde. “Faço exames regularmente e tomo as vacinas necessárias. Aliás, para mim, que acompanhei a evolução do mundo durante todo este tempo, inclusive com todas as doenças que mataram tantas pessoas, considero a vacina a maior invenção do mundo. Elas salvam vidas. Não consigo acreditar que ainda há pessoas que se negam a se vacinar ou vacinar seus filhos. Tantas mortes poderiam ter sido evitadas no passado se elas já existissem. Somos privilegiados por ter esta invenção ao nosso alcance”, ensina.

Dos 103 anos, 70 são vividos na Cidade Azul

Ele não é tubaronense nato, mas a ligação com o município parece ter vindo desde o seu nascimento, já que ambos, Lindomar Cardoso Tournier e Tubarão, fazem aniversário no mesmo dia: 27 de maio. Hoje, a Cidade Azul comemora 155 anos, e seu Lindomar, 103, sendo 70 anos em Tubarão.

Para ele, não há, no país, uma cidade com 120 mil habitantes que tenha tanta qualidade de vida e opções. “Temos tudo aqui, saúde, educação, comércio, segurança, enfim, tudo o que se precisa para viver muito bem”, ressalta.

Além disso, é aqui que Lindomar fez e mantém grandes amigos. É na Cidade Azul que está sua família. 

“Tenho orgulho de dizer que não tenho nem nunca tive inimigos, só amigos. Tanto que neste meu mais recente livro tive a ajuda e participação de muitos deles. O Pedro Corrêa fez a ilustração da capa, o Murilo Medeiros digitou a história, a Jussara Bittencourt de Sá fez a revisão e a Marilene Lapolli fez o prefácio. Além do lançamento ser todo oferecido pelo Genésio Mendes. Sou tubaronense de alma e coração”, conclui.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR