Quarta-feira, 17 de junho de 2026
Fechar [x]

Licitação para novas bombas deve sair neste ano

Projeto de instalação deverá ser entregue à prefeitura de Tubarão ainda neste mês

21/10/2022 06:00

O projeto de instalação de cinco bombas de drenagem, incluindo a estrutura física que irá comportá-las nas margens do rio Tubarão para minimizar os efeitos de alagamentos e inundações, deve ser entregue à prefeitura até o fim deste mês.


O engenheiro civil doutor Tadeu de Souza Oliveira foi contratado pela Agência Reguladora de Saneamento (AGR) de Tubarão para elaborar o projeto de instalação, que inclui as estações elevatórias e a instalação das bombas e demais equipamentos para seu funcionamento. O estudo foi apresentado durante a reunião entre os superintendentes da AGR e a Associação Regional de Engenheiros (Area-TB). O grupo aprovou a proposta elaborada até o momento e apresentou algumas sugestões, que estão sendo acrescentadas ao projeto. O futuro investimento contemplará principalmente os bairros Humaitá, Dehon, Morrotes, Revoredo e São João.


Segundo o superintendente da AGR, Alexandre Moraes, o projeto inclui as cinco estações elevatórias (que são as “casas” onde serão instaladas as bombas), a instalação das bombas (uma em cada estação), painel de controle, além da infraestrutura para a colocação de uma bomba reserva com alimentação autônoma - que não necessite de energia elétrica.


“Isso para quando houver casos de queima de alguma bomba, ela possa ser imediatamente substituída por uma reserva que funcione no mesmo momento de colocação. No projeto já serão colocados todo o encanamento e registros abertos para agilizar o processo de susbtituição em caso de necessidade”, explica Alexandre.


“Quando tudo for implementado pelo município, os impactos em casos de cheias, como a que houve em maio, devem ser minimizados consideravelmente, evitando que as ruas sofram com tantos alagamentos como ocorreram”, prospecta.


O projeto será entregue sem custos à prefeitura de Tubarão, que ficará responsável pela realização de licitação, captação de recursos e efetivação da obra. Os valores necessários para a obra ainda estão sendo contabilizados pela AGR, que está fazendo o orçamento para ser entregue junto ao projeto finalizado.


Licitação ainda este ano

O prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, diz que o município já tem recursos para a obra assegurados pelo governo do Estado, através da Defesa Civil, quando da situação de emergência. “Tão logo recebamos o projeto, já daremos início ao processo licitatório, que será ainda este ano, para começar o quanto antes estas obras tão necessárias e mais do que aguardadas. A pressa é nossa. Serão equipamentos profissionais e com mais eficácia em casos de cheias do rio Tubarão. O projeto irá contemplar bombas específicas para cada área, com capacidades e tamanhos correspondentes às necessidades”, comenta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR