Moradora de Jaguaruna, Vanderleia Porto Costa Pereira largou profissão de formação para seguir trajetória do pai
Depois de mais de 20 anos de carreira na comunicação, a moradora de Jaguaruna Vanderleia Porto Costa Pereira encontrou um novo caminho: ela trocou a redação do jornalismo e as pautas pelo cultivo de hortaliças no Sítio Recanto dos Pássaros.
“Posso dizer que hoje sou uma jornalista apaixonada pela horticultura”, conta Vanderleia, com brilho nos olhos. Sua trajetória profissional começou quando ingressou na faculdade de Letras, migrando depois para o Jornalismo, área na qual concluiu sua pós-graduação. Foram duas décadas dedicadas à profissão, com muitas histórias, aprendizados e amizades. “Conheci várias pessoas, fiz muitos amigos. Pautas, então... inúmeras! Mas acredito que tudo tem um início, meio e fim”, relembra.
Mas essa mudança não foi “do dia para a noite”. Vanderleia conta que sua virada de carreira para horticultora deu início em meio às mudanças que a pandemia da Covid-19 trouxe para tantas pessoas. Para ela, foi o encontro de um novo caminho, um retorno às raízes, literalmente.
Ela relembra que tudo começou com a venda do seu jornal semanário, que mantinha com o marido, Jorge Pereira. “Queríamos dar um tempo para a cabeça”, relembra. O casal decidiu então passar uma temporada no sítio da família, onde o pai de Vanderleia, Manoel Serafim Costa, trabalhava com horticultura há mais de 30 anos. “De início, era algo sem compromisso. Só queríamos ajudar o pai. Mas o volume de negócios foi crescendo e vimos a necessidade de ampliar a produção”, explica. O que começou como um descanso tornou-se uma nova vocação.
Legado
Quando tudo parecia engrenar, uma perda abalou profundamente Vanderleia e a família. Em julho de 2024, o pai sofreu um grave problema cardíaco e faleceu após uma cirurgia. “Isso tirou meu chão. O grande mestre era ele, o idealizador de tudo, o herói. Eu e o Jorge tivemos que aprender a trabalhar sem a presença dele. Mas jurei que levaria o legado adiante, que, onde ele estivesse, sentiria orgulho de mim”, detalha.
E assim ela fez. Com empenho, amor e resiliência, Vanderleia transformou a dor em motivação. Hoje, segue os passos do pai, dando continuidade ao trabalho iniciado por ele e pela mãe, Edi, há mais de três décadas.
Horta de casa com tradição e identidade levada para gerações
O sítio, que já era conhecido na região, ganhou nova vida e identidade. Além do nome Sítio Recanto dos Pássaros, as hortaliças cultivadas pela família agora levam também a marca Horta de Casa, criada para fortalecer o reconhecimento e valorizar a produção local. “Nosso grande diferencial é que criamos nossa identidade visual. As nossas mercadorias já são conhecidas nos mercados da região e também nas redes sociais, pelos perfis @hortadecasaa e @recantodospassarosjaguaruna”, explica.
A rotina é intensa: o casal levanta cedo, organiza as entregas para os mercados e coordena a equipe, que conta com três colaboradores, entre eles o filho, Gabriel, que recentemente passou a atuar ao lado dos pais. “O Jorge é meu braço direito nessa aventura”, diz, com carinho.
Além da produção e comercialização de hortaliças, a família planeja abrir o sítio para visitação e investir em turismo rural. Hoje, Vanderleia diz não se imaginar de volta às redações. “A nova Vanderleia não se vê mais no jornalismo. Me vejo aqui no sítio, trabalhando com a horta, vivendo daqui. Chego em casa cansadíssima, mas feliz, esperando o dia amanhecer para recomeçar”, descreve. “Quero continuar o legado deixado pelo maior exemplo de virtude: meu pai. E para quem pensa em mudar, eu digo: não tenha medo. Ouse, tente, vá atrás do que te faz feliz”, complementa.