Grupo de Belluno, na Itália, visitou Tubarão e prestigiou evento na região
Tubarão foi um dos municípios visitados pela comitiva da cidade italiana de Belluno, que está conhecendo a região Sul de Santa Catarina.
O grupo liderado pelo presidente da Associação Bellunesi nel Mondo e conselheiro da CGIE, Oscar de Bona, composto por diversos dirigentes italianos, como prefeita, vereadores, empresários e líderes dos setores de turismo da Itália, foi recepcionado pelo diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura (FMC), Alyson Oliveira, e pelos membros da Associação Tubaronense de Letras (Acatul).
Além de conhecer a cidade, a visita incluiu o lançamento do livro “António Secreto – A força de um santo”, de autoria de Nicola Vegro. O escritor e diretor integra a comitiva e está lançando, no Brasil, a obra em Língua Portuguesa. Um exemplar do livro, que conta a história de Santo Antônio, foi doado à Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac.
Para o diretor-presidente da FMC, Alyson Oliveira, a visita da delegação foi uma grande oportunidade para a cultura tubaronense e regional. “Este tipo de integração é fundamental para reforçar os laços com a cultura italiana, reviver as tradições e reverenciar os nossos antepassados. O acesso a novos projetos literários e culturais também foi um reflexo direto da visita do grupo à nossa cidade”, avaliou.
Mais visitantes
Dois italianos que fazem parte da comitiva da região do Vêneto estiveram ontem no Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) e no Centro de Documentação Histórica Plínio Benício (CEDOHI), do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, em Orleans. Os visitantes conheceram o acervo documental da instituição, como forma de estreitar laços entre o Brasil e a Itália, e ainda abrir portas para futuros grupos que venham fazer o chamado “turismo de raiz”.