Os 60 jovens, com idade entre 14 e 22 anos, contemplados no programa Primeiro Emprego e que vão atuar no Facilita Tubarão, tiveram ontem o primeiro contato real com o futuro local de trabalho. Eles estiveram no auditório para uma série de instruções e uma reunião de boas-vindas com o prefeito Joares Ponticelli.
O recrutamento dos jovens foi feito pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), que respeita uma série de exigências da lei municipal que regulamenta o programa Primeiro Emprego. Entre as regras estão a de que o jovem resida em Tubarão, possua inscrição no Cadastro Único do governo federal e que tenha renda familiar total de, no máximo, até três salários mínimos.
“O primeiro emprego quase sempre é o mais difícil, justamente porque não há uma experiência anterior. Eu sei bem o que é isso, pois quando jovem também tive dificuldades para conseguir o primeiro emprego. Estamos muito felizes por vocês estarem aqui. É o início de uma nova e importante etapa da vida de todos, em que terão uma oportunidade de trabalhar, adquirir experiência e, principalmente, conhecer muitas pessoas. Fazer parte de uma repartição pública é um desafio, pois as leis e as burocracias muitas vezes nos impedem de ajudar, com agilidade, o cidadão naquilo que ele precisa. É preciso dar sempre, no entanto, um bom atendimento e boa recepção. Que Deus abençoe todos vocês e os ilumine nessa caminhada”, destacou o prefeito.
Atendimento em diversos setores
Todos os jovens recrutados são estudantes do ensino médio ou cursam o ensino superior e atuarão no atendimento ao público nos mais diversos setores. A visita ao Facilita Tubarão e as boas-vindas foram divididos em dois grupos como forma de respeitar os protocolos de enfrentamento da pandemia da covid-19. Uma turma foi pela manhã, a outra na parte da tarde. Participaram da reunião, além do prefeito, o secretário de Fazenda, Raphael Bianchini, o gerente de Atendimento ao Cidadão, Felipe Felisbino, e a responsável pela Gestão de Pessoas, Rita Elisabete, da Faepesul.