Nova direção assumirá o Tribunal em fevereiro de 2027
O Pleno do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) elegeu ontem o conselheiro José Nei Alberton Ascari para a presidência da Instituição no biênio 2027-2029. Na mesma sessão extraordinária, os conselheiros Adircélio de Moraes Ferreira Júnior e Aderson Flores foram eleitos para os cargos de vice-presidente e de corregedor-geral, respectivamente. Escolhida por unanimidade, a nova direção assumirá a condução do TCE/SC em fevereiro de 2027.
Ao comentar a definição da futura administração, o presidente, conselheiro Herneus De Nadal, afirmou que a escolha dos conselheiros José Nei, Adircélio e Aderson para a direção dos trabalhos do TCE/SC no próximo biênio representa a garantia da consolidação do modelo de governança que vem sendo implantado no Tribunal e que já deu provas de seu acerto.
José Nei Ascari agradeceu a confiança dos colegas conselheiros e destacou o compromisso com a continuidade do trabalho desenvolvido pela Instituição e com o fortalecimento da atuação do Tribunal em benefício da sociedade catarinense. “Precisamos continuar buscando um controle cada vez mais moderno, inteligente, preventivo e orientado para resultados. Um controle capaz de se antecipar aos problemas, contribuir para a melhoria da gestão pública e gerar benefícios concretos para a sociedade”, enfatizou.
Harmonia
O conselheiro também ressaltou que a eleição por consenso reflete “o ambiente de harmonia existente no colegiado e em todo o TCE/SC e simboliza um compromisso coletivo com a história, os valores e o futuro que desejamos construir para o Tribunal de Contas e para a sociedade catarinense.”
Segundo Ascari, a missão da gestão eleita será preservar e fortalecer o patrimônio institucional construído ao longo de décadas, mantendo o diálogo, a cooperação e o espírito público que caracterizam a atuação do Tribunal em benefício da sociedade catarinense.