Durante seu discurso, Renata destacou a importância simbólica de integrar a AJL como um reencontro com suas raízes mineiras
A jornalista e escritora tubaronense Renata Dal-Bó, que também assina uma coluna aqui no DS, tomou posse como membra correspondente da Academia Juiz-forana de Letras (AJL), em cerimônia realizada em Juiz de Fora (MG).
Durante seu discurso, Renata destacou a importância simbólica de integrar a AJL como um reencontro com suas raízes mineiras. “Juiz de Fora sempre fez parte da minha história. Aqui estão laços afetivos e familiares que me moldaram como pessoa e como escritora”, afirmou. A jornalista também compartilhou lembranças de infância vividas na cidade e relembrou a influência de seu tio e padrinho, Jubert, grande incentivador de sua paixão pela leitura e pela escrita.
Renata Dal-Bó é doutora em Ciências da Linguagem, presidente nacional da Ajeb (Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil) e autora de cinco livros publicados, entre eles “A Mulher no Casamento – Representações no Teatro do Século XIX” e “Pingo, o cachorro feliz e medroso”. Sua trajetória une jornalismo, literatura e pesquisa acadêmica, com foco na escrita de autoria feminina.
“Receber esse título não é apenas uma honraria, é um presente. É a chance de retribuir, com minhas palavras, tudo o que Juiz de Fora representa na minha vida”, concluiu.