Dia do Socorrista é celebrado nesta sexta-feira. Emerson e Lucas são exemplos
Nesta sexta-feira é celebrado o Dia do Socorrista, data que reconhece o trabalho dos profissionais que atuam no atendimento pré-hospitalar, como médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Esses profissionais são os primeiros a chegar em situações de urgência e têm papel essencial na estabilização de pacientes até a chegada às unidades de saúde.
Na BR-101 Sul, o serviço de atendimento conta com cerca de 60 socorristas, distribuídos em cinco bases operacionais e com o suporte de ambulâncias equipadas. As equipes são treinadas para agir com agilidade e precisão em casos de acidentes ou outras emergências. Entre os profissionais que integram esse time, os irmãos Emerson e Lucas Cruz, naturais de Mato Grosso do Sul, compartilham não apenas o laço familiar, mas também a paixão pela medicina de urgência. Médicos de formação, atuam na base localizada em Laguna e somam experiências intensas no socorro às vítimas nas rodovias.
Lucas conta que escolheu seguir na área de atendimento emergencial pela imprevisibilidade e pelo desafio constante. “Cada ocorrência exige uma abordagem diferente. Precisamos estar sempre prontos para dar o melhor atendimento possível, porque cada segundo conta”, relata.
Emerson começou a carreira como técnico de enfermagem e encontrou no socorro emergencial uma vocação. Além da função nas rodovias, também atua em hospital e clínica da região. “Um atendimento bem executado no momento certo pode ser decisivo para salvar vidas, especialmente em acidentes graves”, destaca.
Trabalhando em turnos alternados, coordenada pela equipe de Controle Operacional da concessionária ViaCosteira, os irmãos frequentemente trocam experiências para aperfeiçoar a atuação. “Levamos muitos casos para casa, discutimos como podemos melhorar. Sabemos que temos vidas nas mãos e somos gratos por poder ajudar”, afirma Lucas.